Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Julio César La Cruz, “A Sombra”, abre lista dos 60 pugilistas classificados para o Rio 2016

Por Rio 2016

Cubano eleito o melhor boxeador de 2015 é um dos 286 que competem nos Jogos Olímpicos no ano que vem

Julio César La Cruz, “A Sombra”, abre lista dos 60 pugilistas classificados para o Rio 2016

Julio César La Cruz (de azul) no Mundial de Doha, em outubro (Foto: GettyImages/Warren Little) (GettyImages/Warren Little)

Julio César La Cruz: "A Sombra", "Doutor Cruz", ou "Professor". O cubano de 26 anos, eleito o melhor boxeador de 2015 pela Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba), vai mostrar toda sua agilidade e segurança nos ringues do Rio 2016. La Cruz é um dos 60 boxeadores de 24 países classificados para a competição Olímpica conforme divulgado pela Aiba na última quarta-feira (9).

Em entrevista ao site Cubadebate.cu, o pugilista da categoria até 81kg falou sobre o prêmio de "melhor do ano". “Não esperava. Consideraram minhas vitórias nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e também na World Series. É possível que tenham me reconhecido como um dos que ganha lutas da forma mais limpa, no mundo”, disse.

Ao todo, 286 boxeadores competirão nos Jogos Olímpicos. Dentre os 60 já classificados, 34 participarão do maior evento esportivo do mundo pela primeira vez. 

“Acredito que, com o apoio do Comitê Organizador Rio 2016, a Aiba fará um torneio de boxe no Rio 2016 ainda melhor do que o Mundial masculino em Doha, no Catar, este ano”, disse o presidente da Aiba, Ching-kuo Wu.

Confira aqui a lista de nomes da Aiba

Cuba, um dos países de mais tradição no boxe, já se garantiu com sete pugilistas, dois deles tricampeões mundiais: além de Julio César La Cruz, também tem vaga Lázaro Álvarez.

As Américas têm 12 nomes e a África, cinco – dentre eles o campeão mundial marroquino Mohammed Rabii.

A Irlanda, com destaque no Mundial deste ano, tem quatro, dois deles mais conhecidos: Michael Conlan e Patrick Barnes.

Primeira vaga brasileira é de Robson Conceição

A Croácia, depois da ausência em Londres 2012, garantiu vaga para seu campeão da World Series Boxing na categoria acima de 91kg: Filip Hrgovic. Da Itália, o bicampeão mundial Clemente Russo, e da França, o campeão mundial Tony Yoka são outros nomes já classificados.

Entenda as classificações Olímpicas

Há ainda 190 vagas para homens, com torneios classificatórios a serem disputados na Argentina, em Camarões e na China, em março. As 36 vagas do torneio feminino saem do Mundial no Cazaquistão em maio. O último pré-Olímpico, para homens e mulheres, será no Azerbaijão, em junho.

Quer saber mais sobre boxe?

 

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.