Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Judoca Mayra Aguiar garante a terceira medalha do Brasil nos Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Judoca se recupera da decepcionante derrota nas semfinais, garante um lugar no pódio e destaca a energia da torcida brasileira

Judoca Mayra Aguiar garante a terceira medalha do Brasil nos Jogos Rio 2016

Mayra comemora a conquista do bronze diante da cubana Yalennis Castillo (Foto: Getty Images/Julian Finney)

Não foi a medalha que ela e a torcida esperavam, mas nem por isso a comemoração foi pequena. Mayra Aguiar garantiu o bronze no judô, na categoria até 78kg, ao derrotar a cubana Yalennis Castillo, nesta quinta-feira (11). Após a luta, foi literalmente para a galera e voltou a sorrir, após as lágrimas da derrota.

Mayra perdeu a chance de lutar pelo ouro ao ser derrotada pela francesa Audrey Tcheumeo na semifinal. Na luta, a brasileira recebeu dois shidos (punições), enquanto a francesa recebeu apenas um, por falta de combatividade. A torcida se manifestou contra a decisão da arbitragem, enquanto a judoca brasileira saiu do tatame chorando.

Mayra contra a francesa Audrey Tcheumeo na semifinal (Foto: Rio 2016/Gabriel Nascimento)

“Pensei muito ao invés de sentir” , disse a brasileira sobre a derrota. "Tive alguma dificuldade com a pegada e sabia que ela poderia aproveitar. Fiquei muito focada nisso ao invés de tentar lutar, tentar um movimento diferente, tentar entrar na luta. Eu acho que foi o que deu errado, e acabei perdendo."

A brasileira, porém, se reergueu após o revés e partiu para cima da cubana Castillo logo no início da luta pelo bronze. Ela não demorou a conseguir um yuko, que no final garantiu a vitória e a terceira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois, como já se tornou habitual entre os atletas, a medalhista destacou a torcida: "Adoro lutar com torcida. O brasileiro tem muita energia e passa isso para os atletas."

A medalha de ouro da categoria até 78kg ficou com a americana Kayla Harrison, que venceu a francesa Tcheumeo com um ippon no finalzinho. Após a luta, ela admitiu que esperava enfrentar Mayra na decisão, tamanho o calor dos torcedores empurrando a brasileira. Por fim, arriscou um "amo o Brasil" em conversa com a equipe de reportagem do canal Sportv.