Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Jogos Paralímpicos irão diminuir os rótulos sobre as pessoas

Por Rio 2016

Para presidente do CPB, acompanhar as competições ajudará a mudar a percepção do público

Jogos Paralímpicos irão diminuir os rótulos sobre as pessoas

Andrew Parsons destaca que "a última coisa que você pensa, quando vê atletas com próteses à toda velocidade, é na deficiência" (Buda Mendes/Getty Images)

Infraestrutura esportiva e obras para a cidade, somadas a uma experiência de vida riquíssima para o público são os dois lados do que ficará dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a sociedade. No caso dos Paralímpicos, o destaque é “o poder da transformação das pessoas”, nas palavras de Andrew Parsons, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e vice do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

“Acompanhar esses atletas tão de perto é uma experiência que muda a percepção que as pessoas têm, em relação àquelas com deficiência. Elas começam a relativizar essa questão”, diz o dirigente. “A última coisa que você pensa, quando vê atletas correndo com próteses à toda velocidade, é na deficiência – mesmo que esteja presente de forma tão escancarada”.

Os Jogos Paralímpicos, continua Andrew Parsons, ajudam a perceber que “a deficiência é uma característica da pessoa”, não mais importante e não menos importante do que outras.

“Com isso, as pessoas param de rotular um pouco. Veem que aquelas com deficiência podem ser produtivas, felizes, grandes profissionais, pais e mães, amigos... Essa percepção ajuda a relativizar o modo de ver de toda uma geração. E vamos lembrar que, no futuro, essas crianças que tiverem a chance de acompanhar os Jogos Paralímpicos serão as tomadoras de decisão no país”.

Leia também: Uma oportunidade para crianças viverem uma experiência única

Está aberta a venda de entradas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Visite o portal de ingressos para fazer o seu pedido.