Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Jogos Mundiais para atletas com deficiência visual valem vaga para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Quinta edição do evento, que começa nesta domingo, classificará cinco seleções do goalball para os Jogos Paralímpicos

Jogos Mundiais para atletas com deficiência visual valem vaga para os Jogos Rio 2016

A seleção feminina do Japão é uma das forças do esporte que ainda não garantiram classificação para os Jogos Rio 2016 (Dennis Grombkowski/Getty Images)

O maior evento esportivo exclusivo para pessoas com deficiência visual da história está prestes a começar: neste domingo (10), estarão declarados abertos os Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), sediados em Seul, capital da Coreia do Sul. O evento, que acontece até o dia 17 de maio, põe em disputa cinco vagas do goalball para os Jogos Rio 2016.
 
"Esperamos que os Jogos sejam uma oportunidade para chamar a atenção do público para o que os atletas com deficiência são capazes de fazer. Vamos trabalhar com o nosso melhor para tornar os Jogos um evento em que pessoas com e sem deficiência convivam em harmonia", afirmou Sohn Byung-doo, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Mundiais da IBSA.
 
Cerca de 6.000 atletas de mais de 80 países competirão em nove esportes, seis deles do programa dos Jogos Paralímpicos: atletismo, futebol de 5, goalball, judô, halterofilismo e natação, além de boliche, showdown e xadrez. 
 
Haechi, ao centro, é o mascote oficial do evento; Dari e Suri representam, respectivamente, a lontra e a coruja-águia, animais nativos e em ameaça de extinção na Coreia do Sul (Foto: Divulgação/IBSA WG 2016 Seoul) 
Esta será a quinta edição do evento: a terceira, em 2007, foi realizada na cidade de São Paulo, com competições esportivas que reuniram 1.700 atletas de 61 países. A primeira edição aconteceu em 1998, em Madri; a segunda, em Montreal, no ano de 2003; enquanto a última edição do evento foi sediada na cidade de Antalya, na Turquia, em 2011.
 
Para os atletas do goalball, os Jogos Mundiais da IBSA são especialmente valiosos: as três melhores seleções do torneio masculino e as duas finalistas do feminino garantem vaga para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e se juntam a Brasil, Finlândia, EUA, Rússia e Turquia, já garantidos na competição. As disputas do atletismo, da natação e do judô também valem para a contagem do ranking que distribuirá vagas para os Jogos Paralímpicos.
 
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.