Jason Smyth, Petrucio Ferreira, Richard Browne e Evan O’Hanlon conquistam vaga no Desafio Final
Parte das festividades do marco de um ano para os Jogos Paralímpicos, prova vai definir o atleta mais rápido do mundo
Parte das festividades do marco de um ano para os Jogos Paralímpicos, prova vai definir o atleta mais rápido do mundo
Petrucio Ferreira, do Brasil, cruza a linha de chegada milésimos à frente do tetracampeão Paralímpico Evan O’Hanlon (Rio 2016/Marcelo Regua)
Jason Smyth, da Irlanda, Petrucio Ferreira, do Brasil, Richard Browne, dos Estados Unidos, e Evan O’Hanlon, da Austrália, estão a poucos passos do titulo de atleta Paralímpico mais rápido do mundo. Os quatro velocistas obtiveram os melhores resultados nas eliminatórias do Desafio Final de Atletismo, realizadas neste domingo (6), na Lagoa Rodrigo de Freitas, e disputarão a grande final nesta segunda-feira (7). A competição faz parte das comemorações pelo marco de um ano para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Marcada para as 11h, a primeira bateria reuniu o brasileiro Felipe Gomes, bronze em Londres 2012 na classe T11, o irlandês Jason Smyth, tetracampeão Paralímpico da classe T13 e que agora disputa pela T12, e o norte-americano Richard Browne, da classe T44. Apenas 10.63s após dada a largada, Smyth cruzava a linha de chegada à frente dos demais, garantindo a primeira vaga na final.
“Consegui o melhor tempo hoje, mas amanhã é outro dia. Espero poder fazer isso de novo e estou torcendo para que muitas pessoas venham assistir à comemoração de um ano para os Jogos Paralímpicos”, comentou o irlandês.
Smyth contou ainda que esta foi a primeira vez que competiu contra atletas de outras classes funcionais e que aprovou a experiência.
“É uma oportunidade única, não apenas para os atletas, mas também para os espectadores, porque nunca assistimos a algo assim. É realmente uma coisa muito especial unir os atletas independentemente de suas deficiências para promover o esporte”, comentou.
A segunda bateria do dia contou com o brasileiro Petrucio Ferreira, ouro na classe T47 dos Jogos Parapan-americanos de Toronto, o norte-americano David Brown, recordista mundial da classe T11, e o australiano Evan O’Hanlon, pentacampeão Paralímpico na classe T38. O Brasil levou a melhor nesta eliminatória, com o ótimo desempenho de Petrucio, que cruzou a linha de chegada em 10.79s, garantindo a segunda vaga na final.
“Vou dar o meu melhor amanhã e espero que consiga o primeiro lugar. Mas o mais importante aqui é a animação da competição e mostrar às pessoas um pouco do que vai acontecer no ano que vem aqui no Rio”, disse o brasileiro.

As duas vagas restantes foram definidas a partir dos tempos obtidos na prova. Desta forma, Richard Browne (10.84s) e Evan O’Hanlon (10.91s) se juntam a Smyth e Ferreira na final de segunda-feira.
Uma segunda final será realizada entre Felipe Gomes e David Brown, ambos da classe T11, que correm ao lado de seus guias, para definir o melhor velocista cego.
O Desafio Final de Atletismo está marcado para 12h50 do dia 7 de setembro de 2015, na área do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Mas esta não será a única novidade do Festival Paralímpico Rio 2016. A festa começa às 9h, e terá atrações culturais, experimentação esportiva e disputas entre seleções de voleibol sentado e futebol de cinco (confira a programação).