Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Japão domina o dia de disputas do judô

Por Rio 2016

Haruka Tachimoto, no feminino, e Mashu Baker, entre os homens, levaram o ouro nas duas categorias da quarta-feira

Japão domina o dia de disputas do judô

Japonesa Haruka Tachimoto cumprimenta a colombiana Yuri Alvear após a final da categoria até 70kg (Foto: Getty Images/Patrick Smith)

O Japão foi o único país a subir ao topo do pódio na Arena Carioca 2 nesta quarta (2). Berço do judô, o país fez valer a tradição no esporte e levou o ouro nas duas categorias do dia: até 70kg feminino, com Haruka Tachimoto, e até 90kg masculino, com Mashu Baker.

No feminino, Tachimoto, de 26 anos, ganhou o ouro em sua segunda participação Olímpica – ficou em sétimo em Londres 2012. Na final, ela ganhou da colombiana Yuri Alvear, que levou a prata. Os bronzes ficaram com Sally Conway, da Grã-Bretanha, e Laura Koch Vargas, da Alemanha.

"Esses quatro anos foram muito duros para mim, mas nunca desisti e segui acreditando em mim. A segunda luta foi a mai tensa, pois se perdesse ali, tudo estaria acabado", comentou Tachimoto.

Na categoria masculina, Baker, de apenas 21 anos, garantiu o lugar mais alto do pódio no combate com o georgiano Varlam Liparteliani, que ficou com a prata. Outros dois judocas asiáticos, Donghan Gwak, da República da Coreia, e Xunzhao Cheng, da China, conquistaram o bronze.

"Este era o meu sonho desde os seis anos de idade e estou muito feliz por ter conseguido. Foi muito díficil, mas eu queria muito ser o campeão e dei tudo de mim", relatou o japonês.

Os brasileiros Tiago Camilo, prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008, e Maria Portela participaram das disputas, mas caíram na terceira fase da competição – ele para Mammdali Mehdiyev, do Azerbaijão, e ela para Bernadette Graff, da Áustria.

Nesta quinta (11), a programação do judô na Arena Carioca 2 contempla as disputas das categorias até 78kg do feminino, que terá Mayra Aguiar em ação, e até 100kg do masculino, onde o Brasil será representado por Rafael Buzacarini.

Confira o calendário do judô