Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Irmãos britânicos fazem dobradinha no triatlo

Por Jonathan Powell

Alistair e Jonathan Brownlee dominam a prova do começo ao fim e conquistam ouro e prata em Copacabana

Irmãos britânicos fazem dobradinha no triatlo

Irmãos Brownlee e Henri Schoeman, da África do Sul, dividem o pódio (Foto: Getty Images/Alex Livesey)

O britânico Alistair Brownlee tornou-se o primeiro atleta a vencer duas medalhas de ouro consecutivas no triatlo dos Jogos Olímpicos. Para completar a festa em família, o irmão Jonathan ficou com a prata, em prova disputada sobre forte calor na praia de Copacabana, nesta quinta-feira (18).

Alistair, ouro também em Londres 2012, terminou a desafiante prova em 1h45min01s, com o irmão Jonathan seis segundos atrás. Henri Schoeman, da África do Sul, conquistou o bronze em 1h45min43s.

Direto do Rio: acompanhe em tempo real tudo que rola nos Jogos Rio 2016

Até então, somente um triatleta, o neozelandês Bevan Docherty, havia conquistado duas medalhas Olímpicas: prata em Atenas 2004, bronze em Pequim 2008.

Os irmãos britânicos dominaram do começo ao fim a prova, com 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Com a liderança confortável, Alistair se deu ao luxo de diminuir o ritmo na reta final e caminhar lentamente até a linha de chegada.

"Eu estava confiante, nós treinamos até o nosso limite. Eu sabia que tinha boa vantagem, então diminuí o ritmo no final e aproveitei", disse o bicampeão Olímpico. "É incrível. Nós queríamos ouro e prata quatro anos atrás. Agora finalmente conseguimos".

"Quando o Jonny cruzou a linha final, eu disse a ele: 'Conseguimos'. Nós dois tivemos anos bem duros. Ver seu irmão menor cruzar a linha alguns segundos depois de você é fenomenal. É muito gratificante".

Irmãos e rivais

Jonathan estava radiante com a prata. "Normalmente eu não fico emocionado, mas hoje eu estou. Foi duro", disse ele. "Estou acostumado a ser derrotado pelo Alistair, mas agora fui melhor do que em Londres, quando conquistei o bronze. Na verdade, tenho treinado um pouco melhor do que ele. Se tivesse a chance de um sprint no final, poderia vencer. Talvez daqui a quatro anos, quando ele estará mais velho, mais lento e grisalho", brincou o irmão menor.

O trajeto no Rio combinou perfeitamente com os irmãos, devido à dureza das três provas. Segundo Jonny, "o mais forte e completo triatleta venceria hoje". E foi o que, na opinião dele, de fato aconteceu.

Falta pouco para o fim dos Jogos, mas ainda dá para comprar ingressos!