Ingressos a partir de R$ 20: chineses mostram no Rio o melhor da ginástica de trampolim
Atuais campeões mundiais e favoritos à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, Gao Lei e Li Dan são atrações em evento-teste do Rio 2016
Atuais campeões mundiais e favoritos à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, Gao Lei e Li Dan são atrações em evento-teste do Rio 2016
Li Dan foi campeã mundial em 2010 e repetiu a dose em 2015 (Getty Images/Lintao Zhang)
Os chineses são uma atração à parte nas competições de ginástica de trampolim do Aquece Rio Qualificatório Final de Ginástica. Os atuais campeões mundiais Gao Lei (masculino) e Li Dan (feminino) entram em ação na Arena Olímpica do Rio entre os dias 16 e 22 de abril. Eles não estão aqui para defender vaga para os Jogos Rio 2016 porque o país já está classificado por seus resultados no Mundial de Odense (Dinamarca). São convidados da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que determinou que os três primeiros colocados na disputa de novembro de 2015 poderiam vir ao Brasil para conhecer a arena dos Jogos.
Gao Lei se apresenta no Rio de Janeiro fortalecido por sua recente conquista. O padrão de qualidade chinesa na ginástica de trampolim é altíssimo e a concorrência interna muito acirrada. Entre os homens, o país fez todos os campeões mundiais desde 2007 (a FIG só não realiza a competição em anos de disputa de Jogos Olímpicos) e os dois últimos campeões Olímpicos.
Em Odense, Gao Lei teve de superar adversários difíceis como Dong Dong, medalha de ouro em Londres 2012 que ficou de fora do pódio do mundial pela primeira vez desde 2007 porque tirou quarto lugar na fase semifinal e, de acordo com as regras da FIG, apenas dois atletas de cada país podem disputar medalhas na fase decisiva. Outra chinês ficou com vaga: Jinyu Xiao.
Entre as mulheres, as chinesas também vêm ao Rio como favoritas, mas com uma ameaça para os Jogos. No Mundial de Odense, o pódio teve dobradinha, com Li Dan em primeiro lugar e Liu Lingling, campeã mundial em 2014, em segundo. Nos Jogos Olímpicos Londres 2012, porém, o ouro foi para a canadense Rosannagh MacLennan. A atleta foi a única exceção no lugar mais alto do pódio em Mundiais, dominado pelas chinesas desde 2009. A ginasta venceu a edição de 2013.
Chineses mais incríveis da ginástica de trampolim vêm para evento-teste no Rio
Clique na imagem e compre ingressos para evento-teste de ginástica em abril:
