Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Ilhas da Polinésia abençoam canoas por um bom Rio 2016

Por Rio 2016

Ao todo, representantes de 15 países participaram da celebração na praia da Urca

Ilhas da Polinésia abençoam canoas por um bom Rio 2016

Foto: Gabriel Heusi/Rio 2016

As delegações da Polinésia, representadas por 15 países no Rio 2016, fizeram uma celebração típica nesta quinta-feira (4) para começar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro com o pé direito.

Duas canoas polinésias — embarcação típica, com 6 remadores cada — cortaram as águas da praia da Urca carregando a bandeira da ONOC, organização que reúne os comitês Olímpicos da região. Na areia, atletas e representantes das delegações esperavam com música e dança. Um mestre de cerimônias abençoou os atletas, a bandeira e as canoas.

Das 15 nações da região, apenas Tonga já conseguiu a tão sonhada medalha olímpica, em Atlanta 1996, com o boxeador Paea Wolfgramm. Ainda lutam por subir pela primeira vez ao pódio Fiji, Ilhas Cook, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Guam, Micronésia, Nauru, Papua Nova Guiné, Palau, Samoa, Samoa Americana, Vanuatu e o pequenino Tuvalu, que, com apenas um atleta, é a menor delegação dos jogos.

A celebração marcou também a abertura da Casa da Oceania, que fica no Instituto Europeu di Design, na Av. João Luís Alves, 13, Urca, zona sul do Rio. Uma exposição com artesanato e tapeçaria das Ihas Fiji está aberta ao público das 10h às 20h.