O tricampeão Olímpico Tony Estanguet encontrou o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, na inauguração do Circuito Olímpico de Canoagem Slalom, nesta quinta-feira (26), em Deodoro. Ícone do esporte, o francês que acumula três medalhas de ouro na canoa individual - em Sydney 2000, Atenas 2004 e Londres 2012 - foi um dos primeiros atletas a experimentar as corredeiras dos Jogos Rio 2016.
'A cada cinco metros, o circuito tem uma dificuldade diferente'
Tony Estanguet, ídolo da canoagem slalom com três ouros Olímpicos
A construção no Parque Olímpico de Deodoro foi planejada tanto para as provas de canoagem quanto como área de lazer para a população. “Contamos agora com um lugar extraordinário de competição, mas também de uma plasticidade diferente para os Jogos Olímpicos, em meio a muito verde”, completou Nuzman, que recebeu a chave da instalação do prefeito Eduardo Paes, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão e do secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser.
Navegue no nosso Mapa de Instalações Olímpicas
Estudantes da Escola Municipal Rosa da Fonseca, que fica na Vila Militar em Deodoro, já aproveitaram o espaço: andaram de bote no lago e nas pistas com corredeiras. “Nossa professora disse que deve abrir inscrição para aprender canoagem. Quero me inscrever", comemorou a estudante Natália Mendes, de 15 anos, moradora da região, que desceu de bote com os amigos de escola a pista de competição.
“Como o circuito tem um lago, uma pista para iniciantes e outra para o alto nível em um mesmo lugar, poderemos ter aqui vários tipos de atividades para as pessoas mais tranquilas e também para quem quer muitas emoções”, concluiu Tony Estanguet, que agora faz parte da comissão de atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e é um dos vice-presidentes da Federação Internacional de Canoagem (ICF, na sigla em inglês).
Mais sobre a canoagem slalom nos Jogos