Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Hóquei sobre grama tem mais dois classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Canadá, no masculino, e Estados Unidos, no feminino, garantiram suas vagas nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015

Hóquei sobre grama tem mais dois classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Para os Estados Unidos foi dupla comemoração em Toronto: medalha de ouro e vaga no Rio 2016 (Harry How/Getty Images)

A Federação Internacional de Hóquei (FIH) confirmou oficialmente novos classificados do hóquei sobre grama para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Canadá, no masculino, e Estados Unidos, no feminino, conseguiram suas vagas após a disputa dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.

A seleção norte-americana feminina carimbou seu passaporte quando venceu a partida semifinal do Pan contra o Canadá por 3 a 0. A vaga Olímpica foi confirmada dois dias antes da disputa da medalha de ouro porque as adversárias na decisão do ouro eram as argentinas. Segundo as regras da FIH, a vaga das Américas para o Rio 2016 ficaria para a equipe campeã no Canadá. Se a Argentina, já classificada para os Jogos pela Liga Mundial, ganhasse o título continental, abriria uma posição para o melhor classificado nas semifinais da Liga ainda não garantido no Rio 2016 - também os Estados Unidos. Se o time norte-americano ficasse com o ouro em Toronto, a Argentina ainda estaria garantida por meio de seu desempenho na Liga Mundial. E foi o que aconteceu, com a vitória dos Estados Unidos na final por 2 a 1.

Além de Argentina, também estão classificadas no feminino Grã-Bretanha, China, AlemanhaCoreia do SulHolanda, Austrália e Nova Zelândia.

A equipe masculina do Canadá também obteve sua vaga por antecipação. A situação foi semelhante à dos Estados Unidos no feminino. O time ficou com uma vaga no Rio 2016 ao garantir presença na final dos Jogos Pan-Americanos  contra a já classificada Argentina. Se o Canadá vencesse diante de sua torcida, ficaria com a vaga continental das Américas. Mas a Argentina levou a melhor - vitória por 3 a 0 - e abriu uma posição para o time com melhor desempenho na recente disputa da semifinal da Liga Mundial - no caso, o mesmo Canadá.

As outras seleções já classificadas no masculino são Índia (campeã asiática), mais Alemanha, Holanda, ArgentinaAustrália, Bélgica, Grã-Bretanha e Brasil.

Ainda existem três vagas Olímpicas a serem preenchidas no masculino e no feminino respectivamente. Elas serão definidas até o final de outubro, quando serão realizados os campeonatos continentais da Europa, África e Oceania.

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.