Handebol está pronto para encarar algozes: “É hora de ganhar delas”, diz técnico do Brasil ao Rio 2016
Em entrevista exclusiva, Morten Soubak fala sobre a opção de enfrentar Noruega e Romênia na fase de grupos e convoca a torcida para apoiar o time
Em entrevista exclusiva, Morten Soubak fala sobre a opção de enfrentar Noruega e Romênia na fase de grupos e convoca a torcida para apoiar o time
Noruega levou a melhor nos Jogos Londres 2012, mas o Brasil, de Duda Amorim, quer a revanche no Rio (foto: Getty Images/Jeff Gross)
No sorteio dos grupos do handebol para os Jogos Rio 2016, o Brasil, por ser o país-sede, pôde escolher em que grupo ficaria. E o técnico Morten Soubak, da seleção feminina, optou por enfrentar logo de cara Noruega e Romênia, algozes das brasileiras nos Jogos Londres 2012 e no Mundial da Dinamarca, em 2015, respectivamente. A explicação é simples: “É hora de ganhar delas”, disse ele com exclusividade ao Rio 2016, .
Por um lado, vencer duas seleções que trazem más recordações às brasileiras daria confiança ao time. Estrategicamente, amenizaria a pressão no início do mata-mata. “Sabemos que não enfrentaremos Noruega ou Romênia se nos classificarmos. Isso é certo", disse Soubak. "Mas isso não deixa uma chave melhor ou pior, vejo as duas chaves muito competitivas”.
Esse equilíbrio, na visão do dinamarquês, torna a conquista de medalha uma possibilidade, não uma obrigação. “Melhoramos pouco a pouco e conseguimos conquistar o Mundial, mas isso não significa que somos permanentemente os melhores. O handebol hoje muda muito. Os três últimos Mundiais e o Europeu mostram que o equilíbrio é muito grande”.
Morten Soubak, técnico da seleção feminina de handebol: medalha não é obrigação (foto: Getty Images/Mark Dadswell)
Rivais à parte, Morten Soubak entende que a seleção brasileira tem outro desafio na fase de grupos: aprender a jogar com a torcida a favor. “Tomara que o time se sinta bem na arena e que muitos brasileiros estejam lá para nos apoiar”, declarou.
Com as cores do Brasil, Arena do Futuro sedia handebol e goalball no Rio 2016
Os jogos de handebol serão disputados na Arena do Futuro a partir do dia 6 de agosto, quando o Brasil enfrenta a Noruega no feminino. “Eu vi a arena rapidamente no dia do sorteio e vou conhecer melhor em junho. Mas fiquei impressionado, é muito bonita”, elogiou Soubak.
A seleção feminina do Brasil realiza a partir desta quinta-feira um período de treinos na Dinamarca e na Áustria. Nesse período, terá a oportunidade de enfrentar duas vezes a Noruega, em jogos-treino agendados para domingo (29) e segunda-feira (30). A apresentação no Rio de Janeiro para os Jogos deve acontecer somente no final de julho, e no dia 3 de agosto, dois dias antes da cerimônia de abertura, a equipe entra na Vila Olímpica.
A Arena do Futuro receberá as competições de handebol entre 6 e 21 de agosto (foto: Getty Images/Buda Mendes)