Tricampeões: um clube onde só Bolt e pouquíssimos mitos podem entrar nos Jogos Rio 2016
Conheça alguns dos atletas que já ganharam ou podem levar o terceiro título Olímpico
Conheça alguns dos atletas que já ganharam ou podem levar o terceiro título Olímpico
(Foto: Getty Images/Alexander Hassenstein)
O desafio do jamaicano Usain Bolt de se tornar o primeiro tricampeão Olímpico dos 100m, 200m e 4x100m rasos é um dos principais assuntos dos Jogos. Ele conseguiu a façanha nos 100m e ainda vai brigar pelo ouro nas outras duas provas. Mas alguns atletas de outras modalidades já conquistaram o tricampeonato ou estão em busca desse feito no Rio 2016. Conheça alguns deles:
O mito americano se tornou tetracampeão Olímpico em três provas no Rio: 200m medley, 4x100m medley e 4x200m livre. Mas o tricampeonato dos 200m borboleta, uma das provas preferidas dele, teve um sabor especial. Pela primeira vez, um nadador recuperou um título perdido. Campeão da prova em 2004 e 2008, ele ficou com a prata em 2012, e retomou a hegemonia no Rio 2016. Ficou tão feliz com o feito que até comemorou no Instagram.
"Uau, eu nunca vou me esquecer desta. Eu desejei tanto isso ontem à noite"!!!
Na véspera de completar de 43 anos, a americana Kristin Armstrong venceu a prova contrarrelógio do ciclismo de estrada, e entrou para a história como a primeira atleta tricampeã Olímpica da modalidade. Ela também é a terceira mulher mais velha da história a vencer uma prova individual nos Jogos.
Exausta, Kristin desaba depois da conquista histórica (Foto: Getty Images/Bryn Lennon)
O letão de 29 anos pode levar o terceiro ouro seguido no BMX. A competição será disputada entre quarta e sexta-feira.
Maris Strombergs é tão ídolo na Letônia que foi escolhido como porta-bandeira da delegação na Cerimônia de Abertura dos Jogos Rio 2016 (Foto: Getty Images/Elsa)
Cinco vezes campeão mundial de badminton, o chinês pode ser tricampeão Olímpico no torneio de simples do Rio 2016, aos 32 anos.
(Foto: Getty Images/Laurence Griffiths)
Quatro das 12 jogadoras que tentam levar a seleção brasileira de voleibol ao tricampeonato Olímpico estiveram nas conquistas de Pequim 2008 e Londres 2012. Até hoje, o único país a conquistar três títulos seguidos no voleibol feminino em Jogos Olímpicos foi o lendário time de Cuba, de Mireya Luis e Regla Torres, em Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sydney 2000.
Jaqueline é uma das remanescentes dos títulos de 2008 e 2012 (Foto: Getty Images/Patrick Smith)
Como na seleção brasileira feminina de vôlei, quatro jogadoras do time de handebol da Noruega podem ser tricampeãs Olímpicas. As norueguesas disputam as quartas de final nesta terça-feira, às 17h, contra a Suécia.
Kari Grimsbo comemora uma defesa nos Jogos Rio 2016 (Foto: Getty Images/Elsa)
Outro atleta que busca o tri no Rio é o astro do New York Knicks. Ele fez parte do Dream Team de basquetebol dos Estados Unidos, campeão em Pequim 2008 e Londres 2012.
(Foto: Getty Images/Jamie Squire)