Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Grã-Bretanha, China e Alemanha garantem vaga para o Rio 2016 no hóquei sobre grama feminino

Por Rio 2016

Melhores seleções da primeira semifinal da Liga Mundial juntam-se à campeã asiática Coreia do Sul como as primeiras classificadas

Grã-Bretanha, China e Alemanha garantem vaga para o Rio 2016 no hóquei sobre grama feminino

Rumo ao Rio: britânicas comemoram vaga Olímpica e título da semifinal da Liga Mundial (FIH)

Os países asiáticos e europeus estão com tudo na classificação do hóquei sobre grama feminino para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A Federação Internacional do esporte confirmou que Grã-Bretanha, China e Alemanha, como as três melhores seleções da primeira semifinal da Liga Mundial, disputada em Valência, na Espanha, carimbaram o passaporte para o Rio de Janeiro, juntando-se à campeã asiática Coreia do Sul, que fecha a lista de quatro países garantidos na disputa Olímpica para mulheres do esporte até agora.
 
Na Liga Mundial, 20 países são distribuídos em duas semifinais, com dez nações cada – as três melhores seleções de cada semifinal garantem vaga para os Jogos Rio 2016. Nesta primeira semifinal feminina, a Grã-Bretanha sagrou-se campeã ao derrotar a China por 2 a 0, mas ambas as finalistas estão garantidas nos Jogos Olímpicos. Na disputa pela terceira colocação e última vaga Olímpica em jogo, a Alemanha derrotou a Argentina por 3 a 1 na disputa de shoot-outs (espécie de pênalti com a bola rolando) após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar - a goleira Kristina Reynolds tornou-se a heroína da partida.
 
"Nossa equipe jogou muito unida. Nós queríamos muito a vaga e lutamos até o fim por ela. Eu definitivamente odeio shoot-outs. Minhas pernas chegam a ficar fracas e tudo, mas eu sei que preciso agarrar a bola pelo meu time. Minhas companheiras são muito boas nas cobranças, sei que vão converter, e isso me deixa muito mais segura. Garantir a vaga para o Rio 2016 era o mais importante, e nós conseguimos!", comemorou Reynolds. 
 
 

A goleira Kristina Reynolds foi a heroína da classificação da Alemanha contra a Argentina (Foto: Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images)
 
No último fim de semana (13 e 14), Alemanha, Argentina e Holanda confirmaram a vaga Olímpica na primeira semifinal do torneio masculino, disputada em Buenos Aires. As últimas semifinais feminina e masculina acontecem simultaneamente desde o dia 20 de junho até 5 de julho, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, e classificarão outros seis países: três no masculino e três no feminino. Como a seleção feminina do Brasil não se credenciou a utilizar a vaga destinada ao país-sede (leia abaixo), uma sétima vaga para as mulheres será definida pela Liga Mundial e ficará com o país que obtiver o sétimo melhor resultado no torneio.
 
Todas as 24 seleções classificadas (12 no masculino e 12 no feminino) para a disputa do hóquei sobre grama dos Jogos Olímpicos Rio 2016 serão conhecidas ainda em 2015. Já têm vaga assegurada os campeões asiáticos: Índia, no masculino, e Coreia do Sul, no feminino. Além dos classificados que serão definidos pela Liga Mundial (seis no masculino e sete no feminino), outros quatro campeões continentais (Américas, Europa, África e Oceania) também se crendenciarão a disputar os Jogos Rio 2016. Caso os países que já tenham garantido vaga pela Liga Mundial também se classifiquem como campeões continentais, a vaga restante será realocada dentro da classificação da Liga Mundial, sendo destinada ao país de melhor desempenho que ainda não tiver se credenciado para disputar os Jogos Olímpicos.
 
Como país-sede, o Brasil tinha duas vagas reservadas no esporte, uma para os homens e outra para as mulheres – mas precisaria alcançar um critério de desempenho estabelecido pela Federação Internacional do esporte para disputar os Jogos Olímpicos. A seleção feminina, que não conseguiu finalizar o ano de 2014 entre as 40 melhores do ranking mundial, poderia ter assegurado a vaga caso ocupasse pelo menos a sétima colocação nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 – mas não conseguiu se classificar para a disputa do torneio, que valerá como torneio qualificatório continental das Américas e, portanto, está fora dos Jogos Olímpicos. A masculina, que não conseguiu terminar o ano de 2014 entre as 30 melhores do mundo, disputará os Jogos Pan-Americanos e precisa figurar entre as seis melhores do torneio para garantir vaga nos Jogos Rio 2016. Caso não consiga, a vaga será transferida para o sétimo melhor colocado na Liga Mundial, assim como aconteceu no feminino.
 
 

A chinesa Na Wang e a britânica Joie Leigh ajudaram seus países a garantir vaga nos Jogos Olímpicos (Foto: Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images) 
 
A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.