Galeão quase duplica capacidade à espera dos visitantes para os Jogos Rio 2016
Ala Píer Sul, no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, tem 100 mil metros quadrados e 26 pontes de embarque
Ala Píer Sul, no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, tem 100 mil metros quadrados e 26 pontes de embarque
A nova ala Píer Sul, no Terminal 2 (Foto: Rio Galeão/Thiago Saramago)
Com menos de três meses para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, quase duplicou sua capacidade de passageiros, acrescentou cerca de 100 novas lojas e restaurantes e inaugurou equipamentos de última geração para acelerar o processo de embarque e controle de passaporte.
Na segunda-feira (23) aconteceu a inauguração do Píer Sul, no Terminal 2, uma área de 100 mil metros quadrados e com 26 pontes de embarque, o maior número de qualquer aeroporto da América Latina. A parte do duty free dobrou de tamanho, e antes dos Jogos serão abertos outros quatro novos lounges.
Hoje o segundo aeroporto mais movimentado do Brasil e o quarto da América Latina, o Galeão verá sua capacidade anual subir de 17 milhões de passageiros para 30 milhões por ano.

Para se preparar para este aumento no fluxo de passageiros, o aeroporto instalou novos scanners de raio-x, elevadores, esteiras rolantes e 68 balcões de check-in no Terminal 2, além de um sistema de segurança integrado com mais de mil câmeras.
O consórcio que cuida do Galeão desde o leilão do governo, em 2013, inclui o Aeroporto Internacional Changi, de Cingapura, votado em março como o melhor do mundo pelo quarto ano consecutivo. No total, o consórcio Rio Galeão já investiu cerca de R$ 2 bilhões em melhorias. Até o final do contrato, em 2039, são esperados outros R$ 3,2 bilhões em investimento e um aumento de capacidade para mais de 60 milhões de passageiros por ano.
As autoridades afirmam que cerca de 2,5 milhões de visitantes devem passar pelo Galeão nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Na média, o aeroporto tem 40 mil passageiros por dia, mas um dia depois da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos o número deve chegar a 90 mil.

Para assegurar que os visitantes tenham uma boa primeira impressão da cidade Olímpica, o aeroporto abriu na segunda-feira um novo centro de boas-vindas no Terminal 2, cominformações turísticas em diversas línguas. Também foi lançado um aplicativo para facilitar a navegação pelo Galeão e com a atualização de informações dos voos.
Passageiros provenientes de Miami, Zurique, Frankfurt e Nova York, em voos noturnos na segunda-feira, foram os primeiros a se beneficiar das melhorias no Galeão. Os desembarques no Píer Sul começaram a acontecer nesta terça-feira (24).
Não fez o cadastro para comprar os ingressos do basquetebol no Rio 2016? Acesse a página.