Futebol no Mineirão: confira no calendário do Rio 2016 horários e ingressos para as partidas em Belo Horizonte
Jogos Olímpicos marcam a volta da Alemanha ao estádio depois do 7 a 1 e recebe as tetracampeães Olímpicas dos Estados Unidos
Jogos Olímpicos marcam a volta da Alemanha ao estádio depois do 7 a 1 e recebe as tetracampeães Olímpicas dos Estados Unidos
Jogo de campeonato importante na capital mineira é promessa de muita bola na rede (Foto: Robert Cianflone/Getty Images)
Se o Mineirão mantiver nos Jogos Olímpicos a mística que pairou sobre Belo Horizonte na Copa do Mundo de 2014, o torneio de futebol do Rio 2016 terá partidas inesquecíveis na capital mineira. Pronto para receber mais uma vez as melhores seleções do mundo, o estádio com capacidade para mais de 60 mil torcedores já está no clima dos Jogos a três meses da cerimônia de abertura. É que a tocha Olímpica Rio 2016 passa neste sábado (14) pelo principal palco do esporte em Minas Gerais.
Grupos do torneio de futebol nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Um dos principais estádios do Brasil, o Mineirão tem 50 anos de história. O Gigante da Pampulha, como é conhecido, foi inaugurado em 1965 com o jogo entre a Seleção Mineira e o clube argentino River Plate. Buglê, jogador do Atlético-MG, fez o gol da vitória para o time de Minas Gerais.
De 1965 até hoje, o estádio já coroou três campeões da Libertadores da América: o Atlético-MG, o Cruzeiro e o Estudiantes (da Argentina). Também sediou uma final do Mundial Interclubes, em 1976: o empate em 0 a 0 deu o título ao Bayern de Munique sobre os cruzeirenses.
O jogo mais emblemático do estádio, no entanto, é uma grande decepção para o futebol brasileiro. Os gritos de “gol da Alemanha”, na semifinal da Copa do Mundo 2014 contra o Brasil, pareciam não ter fim. O placar de 7 a 1 entrou para a história. E o reencontro da seleção alemã com o palco da goleada acontece em 10 de agosto, nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Estados Unidos x Nova Zelândia
A favorita seleção americana, de Carli Lloyd e companhia, faz a sua estreia na competição do Rio 2016 no Mineirão. Atual campeã mundial, os Estados Unidos venceram quatro dos cinco torneios Olímpicos disputados até aqui. E, quando não venceu, ficou com a prata, nos Jogos Sydney 2000. No Rio 2016, o primeiro adversário é a Nova Zelândia, seleção hegemônica na Oceania.
França x Colômbia
A seleção da França é uma força emergente no futebol feminino. Em Londres 2012, chegou perto do pódio: perdeu por 2 a 1 para as japonesas na semifinal. A torcida, porém, deve estar a favor da equipe da Colômbia, que tenta sua primeira vitória em Jogos Olímpicos depois de sofrer três derrotas em Londres 2012 - uma delas foi para a própria França, por 1 a 0.
Estados Unidos x França
As duas seleções se enfrentaram na estreia de ambas nos Jogos Londres 2012, e as americanas levaram a melhor com a vitória por 4 a 2. No Mineirão, a França tem a oportunidade da revanche, dessa vez na segunda rodada da fase de grupos.
França busca revanche contra as favoritas americanas na primeira fase dos Jogos (Foto: Getty Images/Stanley Chou)
Colômbia x Nova Zelândia
As duas seleções se enfrentam pela primeira vez em Jogos Olímpicos - e a estreia pode ser decisiva. As equipes podem chegar a essa partida precisando da vitória para se manter vivas na competição.
1º do grupo E x 3º do grupo F ou G
Caso confirme o favoritismo, o Brasil deve disputar as quartas-de-final no Mineirão. Canadá, Austrália, França e Colômbia são as possíveis adversárias.
Semifinal
Nesta fase, a expectativa aumenta. Caso confirme o favoritismo, a Alemanha estará mais uma vez no Mineirão. E tem como possíveis adversárias as seleções do Canadá, Suécia e China.
Argélia x Portugal
Depois de surpreender na Copa do Mundo em 2014, a Argélia volta ao Mineirão. Dessa vez enfrenta a seleção de Portugal. Na contramão, os portugueses querem se redimir de uma atuação decepcionante na Copa.
Alemanha x Fiji
O jogo marca o retorno da seleção alemã ao gramado do Mineirão após o histórico 7 a 1 contra o Brasil. A expectativa é de mais uma goleada contra a estreante Fiji - que deve contar com o apoio em peso da torcida brasileira.
Alemanha x Fiji marca o retorno da seleção alemã ao Mineirão depois do histórico 7 a 1 (Foto: Getty Images/Buda Mendes)
1º do grupo C x 2º do grupo D
Se for a líder do grupo C, como se espera, a seleção masculina da Alemanha volta ao Mineirão para as quartas-de-final. E para enfrentar uma pedreira: Portugal e Argentina devem brigar pelas duas primeiras posições do grupo D.
Disputa pelo bronze
A tradição em torneios de futebol dos Jogos mostra que essa é sempre uma partida concorrida: a disputa pelo terceiro lugar, que vale a medalha de bronze Olímpica, promete ser intensa no Mineirão.