Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Futebol no Estádio Mané Garrincha: confira no calendário do Rio 2016 horários e ingressos para as partidas em Brasília

Por Rio 2016

Capital federal recebe a estreia da seleção de Dunga, contra a África do Sul, que acontece antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos

Futebol no Estádio Mané Garrincha: confira no calendário do Rio 2016 horários e ingressos para as partidas em Brasília

Neymar e companhia iniciam em Brasília a corrida pelo inédito ouro Olímpico (Foto: Gerty Images/Dean Mouhtaropoulos)

Se o Rio de Janeiro é a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, Brasília pode ser considerada a "cidade pré-Jogos". Ponto de partida do revezamento da tocha Olímpica em território brasileiro, a capital federal é também o palco da estreia da seleção masculina de futebol do Brasil - antes mesmo da cerimônia de abertura dos Jogos. Veja a análise de cada jogo que será disputado em Brasíli e escolha quais quer ver.

Grupos do torneio de futebol nos Jogos Olímpicos Rio 2016 

Confira horários e ingressos de cada partida:

 

Seleção + Estádio Mané Garrincha = muitos gols

Seleção brasileira de futebol no novo Estádio Mané Garrincha é certeza de muitos gols - seja contra ou a favor.  Reformado para receber a Copa do Mundo de futebol de 2014, o estádio sediou o primeiro jogo da Copa das Confederações em 2013, que terminou 3 a 0 para o Brasil sobre o Japão.

Em 2014, na Copa do Mundo, a arena foi palco de sete jogos. Um deles foi a terceira partida da primeira fase da seleção, que terminou Brasil 4 a 1 Camarões. O estádio também sediou o primeiro jogo do Brasil após o traumático 7 a 1, que terminou 3 a 0 para a Holanda na disputa pelo terceiro lugar.

A fama de gols não é só para a seleção masculina. O estádio também recebeu o Torneio Internacional feminino de futebol, que terminou com título do Brasil com 11 gols marcados em quatro jogos - média de quase 3 por partida.

Destaques do torneio Olímpico no Estádio Mané Garrincha:

No feminino

Alemanha x Canadá
A poderosa seleção alemã, que foi bicampeã mundial em 2003 e 2007, busca sua primeira medalha Olímpica de ouro. No terceiro desafio, encara o Canadá, que evoluiu bastante nos últimos anos e tem tudo para brigar por vaga na fase decisiva, talvez até por medalha Expectativa de um jogaço.

China x Suécia
As jogadoras da seleção chinesa de futebol são conhecidas como Rosas de Aço. O apelido deixa claro ao time sueco que o adversário é duro. Donas de um dos campeonatos nacionais mais fortes do mundo, a Suécia tem a experiência Olímpica a seu favor: esteve presente em todas as edições do torneio Olímpico de futebol feminino desde sua estreia, em Atlanta 1996. Ficou em quarto lugar em 2004.

1º do grupo G x 3º do grupo E ou F
Caso a seleção americana confirme o favoritismo e se classifique em primeiro do grupo G, estará nesse jogo. Carli Lloyd, Alex Morgan e companhia terão pedreira pela frente se quiserem manter a hegemonia Olímpica no futebol feminino: Canadá, Austrália, China e Suécia estão entre os possíveis adversários.

O confronto entre Alemanha x Canadá o feminino é um dos destaques em Brasília (Foto: Getty Images/Jeff Vinnick)

No masculino

Iraque x Dinamarca
Primeiro jogo do torneio Olímpico masculino, o confronto acontece antes mesmo da cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016. Com cinco participações no torneio, o Iraque fez bonito em sua última passagem: quarto lugar em Atenas 2004. Já a Dinamarca foi semifinalista no campeonato europeu sub-21, realizado na República Tcheca em 2015 – o que lhe valeu a classificação para os Jogos.

Brasil x África do Sul
Neymar e companhia iniciam a busca pela inédita medalha de ouro no dia 4 de agosto, às 16h. E pegam de cara uma equipe africana, sempre uma pedra no sapato do futebol brasileiro (vide eliminações para Nigéria, em Atlanta 1996, e para Camarões, em Sydney 2000). A África do Sul compete pela segunda vez no torneio Olímpico masculino de futebol, depois da estreia há 16 anos, em Sydney.

Dinamarca x África do Sul
No Grupo A, em que Brasil e Iraque são os outros integrantes, a partida entre europeus e africanos promete ser decisiva: classificação para quem vencer e eliminação para o derrotado. Essa tensão deve gerar um confronto interessante no Mané Garrincha.

Brasil x Iraque
Em 7 de agosto, às 22h, a seleção tem seu segundo compromisso nos Jogos Olímpicos. O histórico de partidas contra o Iraque é mínimo, mas animador. No único confronto (um amistoso na Suécia em 2012), a equipe brasileira venceu por 6 a 0. Se repetir o desempenho, tem tudo para selar a classificação para a segunda fase.

Estádio Mané Garrincha, que recebeu a abertura da Copa das Confederações 2013, sedia também a primeira partida da seleção brasileira masculina nos Jogos Rio 2016 (Foto: Clive Mason/Getty Images)

Argentina x Honduras
A tendência é que Argentina e Portugal conquistem as duas vagas do grupo D (que também tem Honduras e Argélia). Para confirmar o favoritismo, os hermanos precisam vencer os hondurenhos. Em Londres 2012, Honduras vendeu caro para o Brasil a vaga nas semifinais, após derrota por 3 a 2 nas quartas de final.

Coreia do Sul x México
Confronto entre medalhistas de ouro (México) e bronze (Coreia do Sul) em Londres 2012. Como a Alemanha, atual campeã mundial, é a favorita na chave, este jogo pode definir a segunda vaga do grupo C: a tendência é que ambas cheguem à partida, a última da fase de grupos, precisando da vitória. Ou seja, a partida tem todos os elementos para um jogaço.

1º do grupo D x 2º do grupo C
Várias são as seleções candidatas a estar nessa partida – qualquer que seja a combinação, será um jogaço. No grupo D, Argentina e Portugal devem brigar pela primeira posição. No C, os principais candidatos às vagas são México, Alemanha e Coreia do Sul. Ou seja: será um confronto interessante, entre representantes de diferentes escolas do futebol.

Confira também:

Mineirão recebe a seleção da Alemanha depois do 7 a 1

No Rio 2016, Arena Fonte Nova quer manter tradição de muitos gols