Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Futebol na Arena Fonte Nova: confira no calendário do Rio 2016 horários e ingressos para as partidas em Salvador

Por Rio 2016

Além do Brasil, a Alemanha, queridinha dos baianos durante a Copa do Mundo 2014, é uma das seleções que jogam no estádio baiano

Futebol na Arena Fonte Nova: confira no calendário do Rio 2016 horários e ingressos para as partidas em Salvador

O público de Salvador terá dez grandes jogos para acompanhar e lotar a Arena Fonte Nova (Foto: Getty Images/Jeff Gross)

Na Copa do Mundo de 2014, Salvador foi palco de jogos memoráveis e de muita bola na rede. E tem tudo para manter a tradição nos Jogos Rio 2016, pois será sede de dez partidas dos torneios de futebol masculino e feminino. Nesta terça-feira (24), enquanto a tocha Olímpica chega à capital baiana, seleções de todos os continentes se preparam para invadir a Arena Fonte Nova, que receberá jogos de seleções tradicionais, como Alemanha e México, além de uma partida da seleção brasileira, contra a Dinamarca.

Grupos do torneio de futebol nos Jogos Olímpicos Rio 2016 

Confira horários e ingressos de cada partida:

Fonte de gols

A Arena Fonte Nova foi o estádio com mais gols marcados na Copa do Mundo 2014: 24 gols em seis partidas, média de quatro por partida. Lá foram disputados alguns dos jogos mais movimentados da competição, como Holanda 5 x 1 Espanha, Alemanha 4 x 0 Portugal e França 5 x 2 Suíça.

Além de sediar partidas cheias de gols, a Bahia foi também a casa da Alemanha durante a competição. A seleção tetracampeã do mundo, que teve como sede Santa Cruz Cabrália, deu show de simpatia em terras baianas em 2014 e voltará ao Estado neste ano para os seus dois primeiros jogos no Rio 2016, contra México e Coreia do Sul, em Salvador.

Partidas da Copa das Confederações de 2013, como a vitória por 4 a 2 do Brasil sobre a Itália, também estão no currículo do estádio, assim como o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1988, em que o Bahia venceu o Internacional por 2 a 1 (e se tornou campeão brasileiro após o 0 a 0 em Porto Alegre).

Destaques do torneio Olímpico na Arena Fonte Nova

No feminino

Austrália x Zimbábue
A estreia da seleção feminina do Zimbábue nas disputas Olímpicas de futebol será difícil. As australianas vêm embaladas por um título inédito, o do torneio pré-Olímpico realizado no Japão.

Nova Zelândia x França
Um 7 a 1 em cima de Papua Nova Guiné classificou em janeiro a Nova Zelândia para os Jogos Rio 2016. No dia 9 de agosto, o time da Oceania enfrenta a seleção francesa, que perdeu o bronze para a Suécia em Londres 2012 e segue na luta pela primeira medalha na modalidade.

Quarta de final: 2º do grupo E x 2º do grupo F
No equilibrado grupo E, Brasil, Suécia e China brigam por duas vagas – a seleção de Marta e cia. pode, portanto, estar nesta partida. No grupo F, a tendência é que a Alemanha se classifique em primeiro e que Canadá e Austrália disputem a segunda vaga.

Em Salvador, Zimbábue (de verde) faz sua estreia em Jogos Olímpicos (Foto: Getty Images/Gallo Images)

No masculino

México x Alemanha
Em Londres 2012, o México venceu o Brasil por 2 a 1 na final e ficou com a medalha de ouro. Já a Alemanha ganhou a última Copa do Mundo e, pela primeira vez após a reunificação em 1990, vai participar da disputa masculina do futebol em Jogos Olímpicos. A equipe alemã, porém, jamais foi campeã Olímpica, tendo como melhor posição o bronze de 1988. O duelo logo na primeira fase promete ser um jogaço e agitar a capital baiana.

Fiji x Coreia do Sul
A partida marca a estreia de Fiji nas disputas Olímpicas de futebol. O país da Oceania encara a Coreia do Sul, bronze em Londres 2012 e que se classificou para o Rio 2016 após uma vitória por 3 a 1 sobre o Catar, que jogava em casa, na semifinal do Campeonato Asiático Sub-23 realizado em janeiro.

Fiji x México
De um lado, um campeão Olímpico. Do outro, um iniciante sem tradição no esporte. Uma surpresa nesse jogo, dada a falta de tradição de Fiji e a força do campeão Olímpico México, é estremamente improvável. Mas é justamente essa diferença de nível que pode tornar a partida interessante, quem sabe com muitos gols. Será disputada no dia 7 de agosto às 17h.

Alemanha x Coreia do Sul
A partida terá um gosto de revanche para os asiáticos. Na Copa do Mundo de 2002, a Coreia do Sul foi eliminada em casa pelos europeus por 1 a 0 na semifinal. Mais tarde, o Brasil venceu a Alemanha na final e ficou com o caneco. Catorze anos depois, os alemães já se refizeram do baque e deram o troco com juros nos brasileiros, em 2014. Já os asiáticos têm na conta o terceiro lugar nos Jogos Londres 2012.

Dinamarca x Brasil
O terceiro desafio da seleção brasileira rumo ao inédito ouro Olímpico é a Dinamarca. Mas é bom tomar cuidado: os dinamarqueses são os donos do recorde de gols em uma única partida dos Jogos Olímpico. O placar? 17 a 1 contra a França, em Londres 1908. Soa familiar?

Neymar lidera a seleção nos Jogos Rio 2016 (Foto: Jeff Gross/Getty Images)

Japão x Suécia
No grupo mais equilibrado do torneio masculino, a última rodada da terceira fase deve ser decisiva. O Japão busca superar a participação nos Jogos Cidade do México 1968, quando conseguiu o bronze. Já a Suécia quer reviver as glórias do passado: a seleção já conquistou um ouro (Londres 1948) e dois bronzes (Paris 1924 e Helsinque 1952).

Quarta de final: 1º do grupo B x 2º do grupo A
Enquanto Brasil e Dinamarca são os favoritos no grupo A, tudo pode acontecer no equilibrado grupo B, com Japão, Nigéria, Colômbia e Suécia. A partida pode reeditar um confronto entre Brasil e Nigéria, semifinal traumática para a seleção brasileira em Atlanta 1996, quando a seleção africana venceu por 4 a 3 na prorrogação.

Confira também o calendário de jogos do futebol Olímpico no Mineirão