Final do voleibol feminino consagra o talento da jovem chinesa Ting Zhu, de apenas 21 anos
A Sérvia ficou com a prata. Os Estados Unidos levaram o bronze
A Sérvia ficou com a prata. Os Estados Unidos levaram o bronze
Ting Zhu foi a principal pontuadora dos Jogos Rio 2016, com mais de 22 por partida (Foto: Getty Images/Phil Walter)
A China conquistou o título Olímpico no voleibol feminino pela terceira vez na história. Na decisão dos Jogos Rio 2016, o time derrotou a Sérvia, de virada, por 3 x 1. As sérvias, que nunca tinham disputado uma final Olímpica, começaram arrasadoras, e fecharam o primeiro set por 25 x 19. Mas as chinesas venceram os três sets seguintes, com parciais de 25/17, 25/22 e 25/23. Foi a segunda medalha de ouro da técnica Lang Ping. Campeã como jogadora em Los Angeles 1984, ela é considerada uma das maiores craques de todos os tempos.
Campeã Olímpica como jogadora e treinadora, Lang Ping entra para a história (Foto: Getty Images/Buda Mendes)
Hoje, a estrela da China em quadra é a gigante Ting Zhu, de 1,95m. Principal revelação do voleibol chinês nos últimos anos, a ponteira foi a maior pontuadora dos Jogos Rio 2016, com 179, média superior a 22 pontos por partida. Só na semifinal contra os Países Baixos, ela marcou 33 vezes. Na decisão, contra a Sérvia, Ting Zhu fez 25, um set inteiro.
Depois de duas pratas, em Pequim 2008 e Londres 2012, americanas comemoram o bronze (Foto: Getty Images/Phil Walter)
Os Estados Unidos venceram os Países Baixos, por 3 x 1, e ficaram com o bronze. A ponteira Kimberly Hill foi a maior pontuadora americana, com 19 acertos. Líderes do ranking mundial e atuais campeãs mundiais, os Estados Unidos seguem sem a tão sonhada medalha de ouro Olímpica. Elas foram vice-campeãs nos Jogos Pequim 2008 e Londres 2012, vencidos pelo Brasil, e perderam a semifinal no Rio 2016 para a Sérvia.