Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Festival Transforma agita Estádio Caio Martins em sua primeira edição fora do Rio

Por Rio 2016

Com sete edições realizadas, evento já aproximou mais de sete mil pessoas em bairros como Rocinha, Tijuca, Lagoa, Jacarepaguá, Santa Cruz e Campo Grande dos esportes Olímpicos e Paralímpicos

Festival Transforma agita Estádio Caio Martins em sua primeira edição fora do Rio

Voleibol sentado foi um dos esportes que fez mais sucesso no evento do Transforma em Niterói (André Redlich/Rio 2016)

Mais de 20 modalidades Olímpicas e Paralímpicas invadiram a cidade de Niterói no sábado (19). A sétima edição do Festival Transforma, evento de experimentação esportiva do programa de educação do Rio 2016, reuniu aproximadamente 1.000 pessoas no Estádio Caio Martins. Esgrima, rugby, badminton, goalball e voleibol sentado foram algumas das modalidades praticadas pelos presentes, que interagiram também com atletas brasileiros, além de conhecer os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Vinicius e Tom, e a tocha Olímpica Rio 2016.

Para Leticia Olivares, atleta da seleção brasileira feminina de rugby, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, a iniciativa contribui para aumentar o cardápio de esportes dentro das escolas.

“O rugby é o segundo esporte que mais cresce no país atualmente e os Jogos Rio 2016 estão ajudando muito neste processo. Queria ter conhecido o rugby mais cedo, assim como muitos estão tendo essa oportunidade hoje. Acho uma pena ter começado a praticar só com 17 anos”, comenta.    

Alguns dos participantes mais empolgados na ocasião eram os alunos do Colégio Estadual Leopoldo Fróes, que acordaram cedo para aproveitar o evento. Antes das 8h da manhã, mais de 200 alunos saíram do Largo da Batalha, em Niterói, e foram em direção ao estádio. O objetivo da direção da escola era aproximar os alunos dos Jogos e mostrar que o evento vai além das competições.

Parece que a estratégia da escola deu certo. Para Rodrigo de Freitas, aluno do 1º ano do ensino médio, a oportunidade serviu para instigar ainda mais o interesse por novos esportes.

“Seria uma boa ter esses esportes na aula de educação física. Os alunos participariam ainda mais”, afirmou Rodrigo.

A possibilidade de praticar vela agradou bastante quem compareceu ao Caio Martins no sábado (foto: André Redlich/Rio 2016)

O Colégio Leopoldo Froes já faz planos para continuar trabalhando o programa Transforma em sala de aula.

Edina Marques, professora de matemática da escola, apostou nos valores Olímpicos e Paralímpicos para aprimorar o desempenho de seus alunos em sala de aula.

“Os alunos possuem muita dificuldade em matemática e precisam superar isso. Já baixei alguns vídeos para trabalhar o valor da superação com eles, e o esporte vai nos ajudar neste processo”, comentou Edina.

O evento, gratuito e para todas as idades, é produzido em parceria com as confederações dos esportes e também deve chegar a outros estados nos próximos meses.

“A ideia é promover, pelo menos, um evento por mês até 2016. Capacitamos professores e alunos dos complexos esportivos para que esse movimento continue mesmo após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, comenta Vanderson Berbat, gerente de Educação do Comitê Rio 2016.

No Rio de Janeiro, a próxima edição será no dia 17 de outubro, em Duque de Caxias.