Festa do revezamento: contagiados pelo espírito Olímpico, brasileiros abraçam o comboio da tocha
De fantasia de tocha a decoração da casa, revezamento mostra em dois dias que manifestações culturais serão destaque nos próximos 93 dias
De fantasia de tocha a decoração da casa, revezamento mostra em dois dias que manifestações culturais serão destaque nos próximos 93 dias
A sósia da tocha Olímpica em tamanho família roubou a cena em Corumbá de Goiás (Foto:Rio2016/Andre Luiz Mello)
São os primeiros Jogos da América do Sul, os primeiros do Brasil e a tocha Olímpica Rio 2016 vai rodar 20 mil quilômetros por mais de 300 cidades de todo o país - ou seja, um prato cheio para o brasileiro mostrar toda a alegria e bom humor que lhe são peculiares. O revezamento da chama Olímpica é mais uma oportunidade para provar o velho mote de que "o melhor do Brasil é o brasileiro": com apenas dois dias, a festa nas ruas para receber um dos maiores símbolos dos Jogos revela a criatividade da população em manifestações artísticas e culturais.
Chama Olímpica na Idade Média
Nesta quarta-feira (4), além da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, um destaque foi a passagem da tocha pelas Cavalhadas nas cidades de Corumbá de Goiás e Pirenópolis. Tradicional festividade no interior de Goiás, a celebração encena batalhas da Guerra da Reconquista, quando os cristãos portugueses e espanhóis expulsaram os mouros e retomaram o controle da Península Ibérica na Idade Média.
"A população participa muito, a Cavalhada é um patrimônio da cidade. Não há torcida, mas uma participação muito intensa", afirma José Quirino, o primeiro condutor em Corumbá de Goiás. "Todo mundo tem muito orgulho da celebração."
Cavaleiros cristãos (de azul) e mouros (de vermelho) encenam batalhas no interior de Goiás (Foto: Rio 2016/André Luiz Melo)
Sósias Olímpicas
Em Corumbá de Goiás, o símbolo Olímpico ganhou até uma sósia. Lúcio Monteiro vestiu-se de tocha e acompanhou o revezamento pela cidade para homenagear a passagem da chama. "Sou maratonista e corri a São Silvestre desse jeito", disse o dentista. O tochão roubou a cena no município.
No primeiro dia de revezamento, em Brasília, teve até "tocha fake", feita com um macarrão (bóia) de piscina. (Foto abaixo: Buda Mendes/Getty Images)

E é claro que os mascotes não ficam de fora da festa. A dupla de mascotes Tom e Vinicius ganhou homenagens especiais em Pirenópolis.
Tradição na cidade
Também em Pirenópolis, um clássico é a apresentação das pastorinhas. Na encenação, as meninas relatam o nascimento de Jesus e simulam uma caminhada até a cidade de Belém para homenagear o Cristo recém-nascido.
Vestida para uma ocasião especial
Teve até decoração diferente para receber a tocha Olímpica. Em Corumbá de Goiás, a vovó Regina Lima recebeu a ajuda das netinhas para enfeitar a fachada de sua casa, que fica de frente para a passagem do comboio.
Tocha do povo
Os brasileiros mostram que o espírito esportivo tomou conta do país. Por onde passa o comboio da tocha, bandeiras e celulares erguidos são o sinal de uma multidão que aguarda a chama Olímpica, sempre recebida com gritos e aplausos. É o anúncio de que os Jogos Olímpicos estão para começar. (Fotos abaixo: Rio 2016/ André Luiz Mello)





Confira os melhores momentos do segundo dia de revezamento da tocha Olímpica RIo 2016 no Brasil: