Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Festa do revezamento: contagiados pelo espírito Olímpico, brasileiros abraçam o comboio da tocha

Por Rio 2016

De fantasia de tocha a decoração da casa, revezamento mostra em dois dias que manifestações culturais serão destaque nos próximos 93 dias

Festa do revezamento: contagiados pelo espírito Olímpico, brasileiros abraçam o comboio da tocha

A sósia da tocha Olímpica em tamanho família roubou a cena em Corumbá de Goiás (Foto:Rio2016/Andre Luiz Mello)

São os primeiros Jogos da América do Sul, os primeiros do Brasil e a tocha Olímpica Rio 2016 vai rodar 20 mil quilômetros por mais de 300 cidades de todo o país - ou seja, um prato cheio para o brasileiro mostrar toda a alegria e bom humor que lhe são peculiares. O revezamento da chama Olímpica é mais uma oportunidade para provar o velho mote de que "o melhor do Brasil é o brasileiro": com apenas dois dias, a festa nas ruas para receber um dos maiores símbolos dos Jogos revela a criatividade da população em manifestações artísticas e culturais.

Chama Olímpica na Idade Média

Nesta quarta-feira (4), além da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, um destaque foi a passagem da tocha pelas Cavalhadas nas cidades de Corumbá de Goiás e Pirenópolis. Tradicional festividade no interior de Goiás, a celebração encena batalhas da Guerra da Reconquista, quando os cristãos portugueses e espanhóis expulsaram os mouros e retomaram o controle da Península Ibérica na Idade Média.

"A população participa muito, a Cavalhada é um patrimônio da cidade. Não há torcida, mas uma participação muito intensa", afirma José Quirino, o primeiro condutor em Corumbá de Goiás. "Todo mundo tem muito orgulho da celebração."

Cavaleiros cristãos (de azul) e mouros (de vermelho) encenam batalhas no interior de Goiás (Foto: Rio 2016/André Luiz Melo)

Sósias Olímpicas

Em Corumbá de Goiás, o símbolo Olímpico ganhou até uma sósia. Lúcio Monteiro vestiu-se de tocha e acompanhou o revezamento pela cidade para homenagear a passagem da chama. "Sou maratonista e corri a São Silvestre desse jeito", disse o dentista. O tochão roubou a cena no município.

No primeiro dia de revezamento, em Brasília, teve até "tocha fake", feita com um macarrão (bóia) de piscina. (Foto abaixo: Buda Mendes/Getty Images)

E é claro que os mascotes não ficam de fora da festa. A dupla de mascotes Tom e Vinicius ganhou homenagens especiais em Pirenópolis.


Tradição na cidade

Também em Pirenópolis, um clássico é a apresentação das pastorinhas. Na encenação, as meninas relatam o nascimento de Jesus e simulam uma caminhada até a cidade de Belém para homenagear o Cristo recém-nascido.

Vestida para uma ocasião especial

Teve até decoração diferente para receber a tocha Olímpica. Em Corumbá de Goiás, a vovó Regina Lima recebeu a ajuda das netinhas para enfeitar a fachada de sua casa, que fica de frente para a passagem do comboio.

 

 

Tocha do povo

Os brasileiros mostram que o espírito esportivo tomou conta do país. Por onde passa o comboio da tocha, bandeiras e celulares erguidos são o sinal de uma multidão que aguarda a chama Olímpica, sempre recebida com gritos e aplausos. É o anúncio de que os Jogos Olímpicos estão para começar. (Fotos abaixo: Rio 2016/ André Luiz Mello)

 

 

Confira os melhores momentos do segundo dia de revezamento da tocha Olímpica RIo 2016 no Brasil: