Fanáticos por pins chegam ao Parque Olímpico para trocar suas coleções
Coleções são uma mania em todos os Jogos Olímpicos, com mais de 800 novos modelos criados para o Rio 2016
Coleções são uma mania em todos os Jogos Olímpicos, com mais de 800 novos modelos criados para o Rio 2016
Pins olímpicos mais raros podem valer mais de US$ 2.000 (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)
Colecionar pins é uma mania em todos os Jogos Olímpicos. Apaixonados pelos desenhos dos pins, os fanáticos chegaram ao Parque Olímpico do Rio 2016 e já montaram suas barracas de troca improvisadas. A maioria admite que, depois de começar, nâo dá para parar.
Diversão e tradição: Rio 2016 está pronto para a febre dos pins
"Eu ganhei alguns pins quando fui voluntária em Vancouver 2010 (Jogos Olímpicos), e aí você quer mais, é viciante", disse Carol Lord, uma canadense que participa de Jogos Olímpicos como voluntária pela quarta vez, pela patrocinadora Coca-Cola.
Carol Lord e Tom Jamieson mostram sua coleção de pins no Parque Olímpico (Rio 2016/J Powell)
"Esses pins à mostra são para troca. Em casa eu tenho mais, cerca de 5 mil. Normalmente é um dia agitado entre o trabalho de voluntária e a troca de pins. É muito divertido."
A Coca-Cola ajuda seus voluntários, que guiam os visitantes no Parque Olímpico, encontrando locais para os entusiastas mostrarem suas coleções de pins no tempo livre.
Rio 2016 tem um pin para cada uma das 65 modalidades Olímpicas e Paralímpicas (Photo: Rio 2016/Alex Ferro)
Janet Grissom, de Salt Lake City, participa dos oitavos Jogos Olímpicos. Junto com Carol, Janet se organizou na terça-feira do lado de fora do centro de imprensa, no Parque Olímpico, com Timm Jamieson, que agora tem 14 Jogos Olímpicos na bagagem.
"Tenho cerca de 10 mil pins agora", disse Janet. "Gosto dos pins de mascote, essa é a minha especialidade."
Cada edição tem seus pins, e o Rio 2016 contribui para a tradição. (Photo:Getty Images Ian Waldie)
Carol admite que a mania é obsessiva, mas afirma que não sonha com pins, ainda. "Nunca tive um sonho sobre pins, isso seria um pesadelo. Tenho apenas sonhos bons e saudáveis."
Os fãs ficam de olho nas coleções dos outros, normalmente usadas em cordões ao redor de seus pescoços, e ficam alertas em busca dos pins que querem.
"Nunca se sabe quando você pode ver seu cálice sagrado", disse Lord. "Eu tenho o meu agora -- é esse, o pin da equipe do Canadá de golfe no Rio 2016. É especial para o esporte. Consegui esta semana."
Os colecionadores de pins são membros de um fã-clube oficial chamado "Olympin Collectors Club". Cerca de 800 tipos de pins devem ser desenvolvidos para a primeira edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na América do Sul, resultando em cerca de 3 milhões de unidades. Muitos deles já estão à venda nas lojas do Rio 2016, e muitos outros serão trocados em toda a cidade durante os Jogos.
Pins surgiram como uma maneira de identificar os atletas. (Photo: Getty Images/Ian Waldie)
Dezenas de milhões de pins são vendidos em cada edição dos Jogos Olímpicos em lojas oficiais, e a tradição da troca e de dar pins de presente cria conexões entre as pessoas de diferentes origens, em linha com os valores Olímpicos e Paralímpicos.