Exposição "A Cor do Brasil" traz Abaporu de volta ao Rio
Na esteira dos Jogos Rio 2016, obra icônica de Tarsila do Amaral é destaque em exposição no Museu de Arte do Rio
Na esteira dos Jogos Rio 2016, obra icônica de Tarsila do Amaral é destaque em exposição no Museu de Arte do Rio
Abaporu não era exibido no Rio de Janeiro desde 1995 (Foto: Rio 2016/André Naddeo)
Na esteira dos Jogos Olímpicos, que começam nesta sexta-feira (5), foi montada no Museu de Arte do Rio (MAR) a exposição A Cor do Brasil. Entre as obras que ajudam a contar a história da arte no nosso país, uma se destaca. Sem ser exposta na cidade desde 1995 e no país desde 2011, o Abaporu, de Tarsila do Amaral, é o destaque da exposição que promete ser um dos legados culturais do Rio 2016.
Peça do acervo fixo do Malba, em Buenos Aires, o quadro icônico fica na cidade até o dia 30 de agosto. A exposição, no entanto, vai até janeiro de 2017. Curador ao lado de Paulo Herkenhoff, Marcelo Campos ressalta que o Rio 2016 foi fundamental para conseguir trazer a obra de Tarsila à cidade. Segundo ele, é uma grande oportunidade de mostrar ao mundo a qualidade da arte brasileira.
Abaporu é destaque em exposição realizada no MAR (Foto: Rio 2016/André Naddeo)
"Vários países passarão pelo Rio e terão a oportunidade de ver uma obra icônica, de ver que temos uma linguagem própria no mundo da arte. É um momento especial, é a valorização da nossa história. A exposição dura até janeiro e é um presente para a cidade", afirmou Campos.
Além de Tarsila, a exposição reúne artistas como Lygia Clark, Franz Weissmann, Hélio Oiticica, Lygia Pape e Di Cavalcanti. Deste último, aliás, chega outra obra especial: Mulatos de San Cristobal, ou Carnaval, é exibida no Rio pela primeira vez após rodar o mundo.
Como ressalta Campos, é mais um dos privilégios da exposição, que ocupa três salas do MAR. "Definitivamente, é uma exposição para ver diversas vezes", declarou.
O MAR funciona de terça a domingo, das 10h às 17h e fica na Praça Mauá.