Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Eventos-teste: prefeitura do Rio apresenta planejamento da cidade para primeiras competições de agosto

Por Rio 2016

Copacabana sediará torneios de triatlo e paratriatlo, enquanto Deodoro receberá hipismo. Recomendação à população é utilizar transporte público

Eventos-teste: prefeitura do Rio apresenta planejamento da cidade para primeiras competições de agosto

A brasileira Luisa Baptista disputa o triatlo nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015: ruas da cidade são impactadas (Harry How/Getty Images)

“Bem-vindos a uma rotina que começa agora e vai durar pelos próximos 400 dias”. A frase é do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao apresentar, nesta quinta-feira (16), o plano operacional da cidade para os eventos-teste de triatlo, paratriatlo e hipismo, que acontecerão nos primeiros dias de agosto, quando também será comemorado o marco de um ano para os Jogos Olímpicos. O anúncio foi feito no Centro de Operações do Rio (COR), no mesmo momento em que, no Maracanãzinho, o Brasil enfrentava (e vencia) os EUA pela etapa final da Liga Mundial de Voleibol, no primeiro de uma série de 44 eventos-teste até o Rio 2016.

Já no sábado, 1º de agosto, Copacabana será palco do Mundial de Paratriatlo, cujo resultado conta pontos para o ranking do esporte. No dia seguinte, também em Copacabana, começa o qualificatório Olímpico do triatlo, que classifica para os Jogos os três melhores atletas, entre homens e mulheres. Já o Concurso Completo Internacional acontece entre os dias 6 e 9 de agosto no Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro. Para todos os eventos, a recomendação principal da prefeitura para a população é a mesma: usar o transporte público.

Em Copacabana – onde a prefeitura pretende reduzir entre 30% a 40% do tráfego durante os dois dias de competição –, a mobilização dos órgãos municipais começa às 23h do dia 28 de julho (terça-feira), com a interdição da faixa da Avenida Atlântica junto à praia, que permanecerá até a manhã do dia 3 de agosto (segunda-feira). Os dois eventos-teste da região serão abertos ao público, que deve chegar ao local preferencialmente pelo metrô, na estação Siqueira Campos. No site da competição, é possível conhecer o trajeto e os meios de acesso

Em Deodoro, embora o evento seja fechado ao público, as alterações nas ruas serão similares àquelas previstas para os Jogos Olímpicos, de modo a reforçar o teste numa área da cidade ainda com pouca vivência de grandes eventos. Por isso, a recomendação da prefeitura é que quem precise transitar pela região utilize a estação de trem Magalhães Bastos.

Ainda em agosto, entre os dias 5 e 9, acontece outro evento-teste, o Campeonato Mundial Júnior de Remo, na Lagoa. No entanto, a prefeitura entende não ser necessário um planejamento fora do padrão para o local, que tradicionalmente já abriga torneios deste porte.

Durante os eventos-teste, ainda será reforçada a integração com outros centros de controle além do COR, como o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), do Governo do Estado, a Coordenação Geral de Defesa da Área (CGDA), do Governo Federal, e o Main Operations Center (MOC), do Comitê Rio 2016.