Parque Olímpico recebe visitantes de todo o mundo no primeiro dia de competições
Neste sábado (6), cerca de 150 mil espectadores visitaram o principal espaço de competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Neste sábado (6), cerca de 150 mil espectadores visitaram o principal espaço de competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Parque Olímpico é o coração dos Jogos e recebeu o público neste sábado pela primeira vez (Foto: Rio 2016/Gabriel Heusi)
O primeiro dia de competições no Parque Olímpico da Barra teve a presença de mais 150 mil pessoas neste sábado (6). Embora as milhares de camisetas amarelas deixem claro que os brasileiros são maioria, visitantes de diversas partes do mundo marcaram presença. Nada mais natural, em se tratando de Jogos Olímpicos.
Em alguns momentos do dia, longas filas se formaram na entrada do Parque e das arenas, e o calor tornou-se um problema para alguns desses visitantes. "Em primeiro lugar, pedimos desculpas a todos que ficaram na fila sob o sol do lado de fora das instalações", disse Mário Andrada, diretor de comunicação do Comitê Rio 2016. "Temos que corrigir isso nas próximas horas".
Muitos, porém, deixaram o problema em segundo plano e entraram no clima dos Jogos. Instalada num hotel próximo ao Parque, a americana Jennifer Maher e a filha, Emma, contam que a intenção da viagem era apoiar os atletas dos Estados Unidos. Mas, ao chegarem ao Rio, acabaram contagiadas pelo intercâmbio cultural.
"É uma experiência que vou lembrar por toda a vida. Você tem todas as nacionalidades reunidas no mesmo lugar, em paz. Uma coisa linda de se viver", disse.
Jennifer e Emma: intercâmbio cultural vale tanto quanto o esporte (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)
Lutador de judô, o francês Thibaut Dicko diz ter economizado bastante para vir ao Rio. A excursão conta com 33 pessoas e foi organizada pelo treinador dele em Paris. "Eu precisei me planejar ao longo de três anos. Mas um sonho não tem preço", disse. "Além de tudo, os Jogos são realizados no Rio. É a cidade mais linda que já conheci", disse.
Thibaut: três anos de planejamento financeiro pelo sonho Olímpico (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)
Além de curtir as competições, o público aproveitou para circular pelo imenso Parque. Este é o coração dos Jogos, onde são realizadas competições de 16 modalidades. O espaço tem 1,18 milhão de metros quadrados, numa das áreas mais bonitas do Rio, cercado por montanhas e ao lado da Lagoa de Jacarepaguá.
Parque fica entre a Lagoa de Jacarepaguá e as montanhas (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)
Imigrante japonesa radicada em São Paulo, Murakoshi Toshie veio ao Rio a trabalho. Ela será responsável por conduzir um tradicional ritual de seu país natal, a cerimônia do chá, na Casa do Japão. O país montou um espaço na cidade, que vai funcionar até o fim dos Jogos.
"Vim para ver principalmente o judô, já que sou muito fã de artes marciais", disse Murakoshi.
Murakoshi Toshie (de azul) e a amiga Eumiko Maruta, que trouxe as filhas (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)
O sol não é novidade para os cariocas, mas as irmãs dinamarquesas Lise e Lesnie Mikkelsen se surpreenderam com a alta temperatura do inverno carioca. "Nem no verão dinamarquês faz esse calor todo", disse Lise.
As duas vão enfrentar uma maratona até o fim dos Jogos, que inclui partidas de tênis, badminton, ginástica e natação. "O Rio é muito especial. Mesmo sem falarmos português, todos tentam nos ajudar e nos fazer sentir bem-vindas", disse Lise.
Lise (dir.) e a irmã Lesnie: o sol no inverno as surpreendeu (Foto: Rio 2016/Ernesto Neves)