Etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno vale por cinco testes para o Rio 2016
Melhores atletas do planeta competem no Parque Olímpico de Deodoro, com pontuação válida para classificação para os Jogos
Melhores atletas do planeta competem no Parque Olímpico de Deodoro, com pontuação válida para classificação para os Jogos
Pentatlo moderno: esgrima, tiro, natação, corrida e hipismo em um só esporte (Getty Images)
Cinco testes em um. A 31ª competição do calendário Aquece Rio é de pentatlo moderno, modalidade que reúne provas de esgrima, hipismo, natação, tiro esportivo e atletismo (corrida) e promete ser tão desafiadora para o Comitê Rio 2016 quanto é para os atletas. Homens e mulheres com múltiplas aptidões esportivas vão mostrar sua versatilidade de alto rendimento no Parque Olímpico de Deodoro entre esta quinta-feira (10) e a próxima segunda-feira (14), pela segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo.
Klaus Schormann, presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM)
Assista à competição ao vivo pela UIPMtv.org
Com cinco esportes em prática, os testes também são multiplicados. As instalações, por exemplo, são três. O Estádio de Deodoro, que recebe as competições de hipismo e o evento combinado (corrida e tiro), foi recém-inaugurado para o Campeonato Internacional de Rugby Sevens. Já o Centro Aquático de Deodoro, que abriga a natação, e a Arena da Juventude, palco da esgrima (apresentado na última quarta-feira, 2), receberão suas primeiras competições neste evento-teste.
Celso Perlucio da Silva, líder de competição esportiva do pentatlo moderno

As três arenas vão receber a elite mundial do pentatlo moderno: dos 49 nomes já classificados para os Jogos Rio 2016, apenas cinco atletas não participam do evento-teste. Todos os seis atletas medalhistas em Londres 2012 já estão no Rio, inclusive o tcheco David Svoboda, atual campeão Olímpico e destaque da prova masculina. O italiano Riccardo de Luca, segundo colocado no ranking mundial, e o francês Valentin Belaud, terceiro, também estão inscritos e vão disputar a prova contra o chinês Cao Zhongrong (prata em Londres) e o húngaro Adam Marosi (bronze).
Entre as mulheres, os destaques são a lituana Laura Asadauskaite, atual campeã Olímpica e número 1 do mundo, e a brasileira Yane Marques, bronze em Londres 2012. Ao lado delas, a alemã Lena Schoneborn, a húngara Zsofia Foldhazi e a russa Donata Rimsaite formam o top 5 do ranking mundial - todas participam do torneio em Deodoro.
A Copa do Mundo não traz brigas diretas por vagas para os Jogos Rio 2016, mas vale ponto para o ranking de classificação Olímpica, que apontará seis homens e seis mulheres participantes dos Jogos Olímpicos. Na quinta (10) e na sexta (11), as competições começam com as qualificações feminina e masculina, respectivamente. Não há hipismo nas preliminares: todos os atletas competem em provas dos outros quatro esportes e avançam para a final os 36 melhores de cada gênero.
Torne-se um expert no pentatlo moderno com o infográfico Rio 2016
As decisões - agora, sim, com o hipismo - são no sábado (12), para as mulheres, e no domingo (13), para os homens. Na segunda-feira os atletas disputam o revezamento misto, uma prova não Olímpica em que um homem e uma mulher do mesmo país dividem as competições em todos os cinco esportes.

A segunda etapa da Copa do Mundo, organizada pela UIPM e pela Confederação Brasileira do esporte, é também um teste para 21 áreas funcionais do Comitê Rio 2016. Os principais desafios serão os de serviços de competição esportiva, como resultados, áreas de jogo, energia e seguranlça. Serão 285 colaboradores do Comitê em ação no torneio, time que conta com 82 voluntários.
O evento-teste não é aberto ao público, que pode acompanhar as competições pela UIPMTV.org. Mas ainda tem ingresso para ver o pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos Rio 2016 - inclusive as finais. É só entrar no Portal de Ingressos e escolher o seu.
Programação
Quinta-feira (10 de março): Qualificação feminina
Sexta-feira (11 de março): Qualificação masculina
Sábado (12 de março): Final feminina
Domingo (13 de março): Final masculina
Segunda-feira (14 de março): Revezamento misto