Estádio de Deodoro e Arena da Juventude são entregues ao Rio 2016 e animam atletas
Jogador de rugby fala em "solo sagrado" e esgrimista em cadeira de rodas menciona vantagem de conhecer antes o palco das disputas
Jogador de rugby fala em "solo sagrado" e esgrimista em cadeira de rodas menciona vantagem de conhecer antes o palco das disputas
O prefeito Eduardo Paes experimenta lançar a bola de rugby com atletas em Deodoro (EOM/Renato Sette Camara)
O orgulho dos atletas de rugby e esgrima em cadeira de rodas marcou o evento em que a Prefeitura do Rio de Janeiro entregou ao Comitê Rio 2016 mais duas instalações que serão utilizadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos: a Arena da Juventude e o Estádio de Deodoro.
“É a realização de um sonho", definiu Robledo Veiga, da seleção brasileira de rugby, ao conhecer o Estádio de Deodoro ao lado de companheiros de time e da equipe feminina Niteroi Rugby. Nos Jogos Olímpicos, a instalação também será palco das provas de hipismo e de tiro, além da corrida do pentatlo moderno. A localização privilegiada, ao lado da Arena da Juventude e do Centro Aquático, vai permitir que público e competidores acompanhem o desempenho dos candidatos à medalha no Rio 2016 em todas as cinco provas do pentatlo moderno. Nos Jogos Paralímpicos haverá a competição do futebol de 7.
Seu colega Davi Grael também não escondeu a satisfação: “Fui o primeiro atleta a pisar aqui, estou muito feliz. Não fica nada a dever aos melhores campos internacionais”. Ele ressaltou que o momento é especialmente marcante para seu esporte, que volta ao programa Olímpico dos Jogos depois de 92 anos. “Isso vai acontecer aqui no Rio", vibrou.
A atleta Mônica Santos ficou animada em conhecer a Arena da Juventude, que nos Jogos Paralímpicos vai sediar o torneio de seu esporte, a esgrima em cadeira de rodas (além de partidas do basquete Olímpico e disputas de esgrima do pentatlo moderno Olímpico). “É importante estar aqui agora e ver que tudo está dentro do padrão nacional e internacional”, disse, orgulhosa. Ela também lembrou da vantagem de conhecer o palco dos Jogos antes dos rivais. “Para nós é bem importante, para não chegar de cara e ter aquela emoção e nervosismo."
Garanta seus ingressos para os Jogos Paralímpicos: tickets a partir de R$ 10

Vanderson Chaves, companheiro de Mônica no time brasileiro, também ressaltou a importância de conhecer a Arena da Juventude antecipadamente. “A gente tem esse privilégio de chegar antes e saber como é o local para não ter aquele baque no dia da competição. Vamos deixar a expectativa para o pessoal de fora". Segundo Vanderson, os atletas brasileiros devem treinar lá mesmo.
Sidney Levy, diretor geral do Comitê Rio 2016, ressaltou o cumprimento dos planos na entrega das instalações. “Está dentro do cronograma e do orçamento. Vamos dando um exemplo de trabalho sério e profissional”, ressaltou o diretor geral do Comitê Rio 2016, Sidney Levy. “Esse é um legado que deixamos à sociedade brasileira: não são só os estádios, mas a atitude de trabalho."
Como as arquibancadas, que ainda serão instaladas, são temporárias, o prefeito Eduardo Paes ressaltou que a área de competição está pronta tanto no Estádio de Deodoro quanto na Arena Carioca: “O modo legado, como ela ficará em definitivo, é isso aqui".
Autoridades e atletas revelaram a placa comemorativa da entrega da Arena da Juventude (EOM/Renato Sette Camara)O Estádio de Deodoro será sede, entre os dias 5 e 6 deste mês do Campeonato Internacional de Rugby Sevens, evento-teste dos Jogos Rio 2016, competição que faz parte do Aquece Rio. Na sequência, entre os dias 10 e 14, o local também abrigará parte das disputas da 2ª Etapa da Copa do Mundo da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), outro evento-teste dos Jogos. A Arena da Juventude e o Centro Aquático de Deodoro também serão utilizados na competição.