Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Segurança no Rio 2016: Jogos Rio 2016 mobilizam estrutura inédita, com 85 mil homens

Por Rio 2016

Evento terá ainda o reforço de membros de forças de segurança de 55 países, com dois centros de comando e controle funcionando 24 horas por dia

Segurança no Rio 2016: Jogos Rio 2016 mobilizam estrutura inédita, com 85 mil homens

(Foto: Getty Images/Celso Pupo)

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 mobilizam uma estrutura inédita de segurança no país. Oitenta e cinco mil homens vão patrulhar a Vila dos Atletas, as arenas esportivas, regiões turísticas e áreas estratégicas, como aeroportos e vias expressas. Desse contingente, 47 mil homens pertencem à segurança pública, e 38 mil são das Forças Armadas. 

De acordo com Andrei Rodrigues, chefe da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, a estrutura de proteção é reforçada pela presença de 250 policiais de 55 países. “Entendemos que, com o reforço do policiamento, apoiado ainda pelas Forças Armadas e por membros de forças internacionais, temos total capacidade de garantir um ambiente de tranquilidade”, disse ele nesta quinta-feira (29), em entrevista coletiva no Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, Rio de Janeiro.

Projeto capacita profissionais para identificar comportamentos suspeitos

O combate ao terrorismo recebe atenção especial do programa de segurança. Dois centros de comando e controle vão funcionar 24 horas por dia, tanto em Brasília quanto no Rio de Janeiro. Ambos contarão com a presença de membros das inteligências americana, belga e francesa, entre outras.

A proteção de atletas, espectadores e funcionários também envolve uma complexa varredura de dados. Até o momento, foi feita uma análise no histórico de 400 mil pessoas, entre voluntários, jornalistas e funcionários. O procedimento, chamado de background check, encontrou irregularidades em 7.262 pessoas. Como resultado, elas tiveram suas credenciais de acesso negadas.

O inédito aparato de segurança a ser colocado em prática no Brasil também será um dos principais legados deixados pelos Jogos Olímpicos. Segundo o secretário, cerca de 20 mil policiais foram capacitados através de cursos de segurança. Os Estados Unidos, por exemplo, trabalharam na habilitação de 400 homens, com 15 diferentes tipos de formação.