Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Espanha surpreende Samoa com virada no último segundo e leva a última vaga do rugby masculino no Rio 2016

Por Rio 2016

Espanhóis levam a melhor por 22 a 19 contra a seleção da Oceania na final do Pré-Olímpico Mundial, em Mônaco

Espanha surpreende Samoa com virada no último segundo e leva a última vaga do rugby masculino no Rio 2016

Ninguém conseguiu parar a Espanha no Pré-Olímpico Mundial (Foto: Getty Images/Cameron Spencer)

É da Espanha a última vaga masculina para o torneio do rugby nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A classificação veio no último segundo: perdendo por 19 a 17 para a favoritíssima Samoa, os espanhóis conseguiram a virada para 22 a 19 na última jogada da final do Torneio Pré-Olímpico Mundial, disputado em Mônaco, neste domingo (19).

Foi de Ignacio Martin o try (que vale 5 pontos) decisivo que classificou "Los Leones" para os Jogos Olímpicos. Repare que o cronômetro já estava zerado - e isso é possível no rugby. Se a contagem é zerada mas o jogo ainda está vivo, em claras condições de pontuação para um dos times, o jogo continua rolando até que a jogada seja finalizada.

Poucos apontariam a Espanha como favorita à vaga entre as 16 nações que disputavam o Pré-Olímpico. No caminho rumo ao título, os espanhóis provaram que não foi apenas um jogo de sorte contra Samoa. México e Coreia do Sul foram derrotados na fase de grupos. No mata-mata, os espanhóis desbancaram as também favoritas Rússia e Irlanda, até surpreender Samoa na final.

"Los Leones" começaram a decisão liderando o placar por 12 a 0, mas permitiram a virada para 14 a 12 antes do intervalo. A seleção de Samoa se manteve na vantagem até o último lance do jogo, fechado com emoção e estilo pela Espanha.

Veterano e capitão da seleção espanhola, Pablo Feijoo não conteve as lágrimas após a vitória: "Mal posso acreditar. É um sonho", disse. "Não somos os mais fortes, mas o nosso ponto forte é jogar junto, como um time."

"Ainda estou tentando entender. Estamos nos Jogos Olímpicos. Acreditávamos que podíamos chegar à classificação, mas agora que conseguimos é incrível", disse o jogador espanhol Angel Lopez. "Temos um mês de preparação para os Jogos Rio 2016. Estamos muito motivados e determinados a dar orgulho para nossa nação, nossa família e para o rugby da Espanha."

A Espanha completa a lista dos 12 classificados na chave masculina ao lado de Austrália, Fiji, Nova Zelândia, Quênia, África do Sul, Brasil, Grã-Bretanha, Argentina, Estados Unidos, França e Japão.

Os favoritos ao pódio no Rio incluem as seleção de Fiji, atual campeã da World Rugby Sevens Series, Nova Zelândia, Grã-Bretanha e África do Sul.

Resta agora a definição da última vaga feminina do rugby para os Jogos Rio 2016. O Pré-Olímpico Mundial acontece no próximo fim de semana (25 e 26 de junho), em Dublin, na Irlanda.

O sorteio para ambas as chaves, masculinas e femininas, acontece ainda em junho, mas não antes da classificação da última equipe.

O Estádio de Deodoro é a casa do rugby nos Jogos Rio 2016. As partidas acontecem de 6 a 11 de agosto e marcam o retorno do rugby aos Jogos Olímpicos desde Paris 1924.  

Ainda tem ingressos para o rugby: garanta o seu