Espanha surpreende Samoa com virada no último segundo e leva a última vaga do rugby masculino no Rio 2016
Espanhóis levam a melhor por 22 a 19 contra a seleção da Oceania na final do Pré-Olímpico Mundial, em Mônaco
Espanhóis levam a melhor por 22 a 19 contra a seleção da Oceania na final do Pré-Olímpico Mundial, em Mônaco
Ninguém conseguiu parar a Espanha no Pré-Olímpico Mundial (Foto: Getty Images/Cameron Spencer)
É da Espanha a última vaga masculina para o torneio do rugby nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A classificação veio no último segundo: perdendo por 19 a 17 para a favoritíssima Samoa, os espanhóis conseguiram a virada para 22 a 19 na última jogada da final do Torneio Pré-Olímpico Mundial, disputado em Mônaco, neste domingo (19).
Foi de Ignacio Martin o try (que vale 5 pontos) decisivo que classificou "Los Leones" para os Jogos Olímpicos. Repare que o cronômetro já estava zerado - e isso é possível no rugby. Se a contagem é zerada mas o jogo ainda está vivo, em claras condições de pontuação para um dos times, o jogo continua rolando até que a jogada seja finalizada.
Poucos apontariam a Espanha como favorita à vaga entre as 16 nações que disputavam o Pré-Olímpico. No caminho rumo ao título, os espanhóis provaram que não foi apenas um jogo de sorte contra Samoa. México e Coreia do Sul foram derrotados na fase de grupos. No mata-mata, os espanhóis desbancaram as também favoritas Rússia e Irlanda, até surpreender Samoa na final.
"Los Leones" começaram a decisão liderando o placar por 12 a 0, mas permitiram a virada para 14 a 12 antes do intervalo. A seleção de Samoa se manteve na vantagem até o último lance do jogo, fechado com emoção e estilo pela Espanha.
Veterano e capitão da seleção espanhola, Pablo Feijoo não conteve as lágrimas após a vitória: "Mal posso acreditar. É um sonho", disse. "Não somos os mais fortes, mas o nosso ponto forte é jogar junto, como um time."
"Ainda estou tentando entender. Estamos nos Jogos Olímpicos. Acreditávamos que podíamos chegar à classificação, mas agora que conseguimos é incrível", disse o jogador espanhol Angel Lopez. "Temos um mês de preparação para os Jogos Rio 2016. Estamos muito motivados e determinados a dar orgulho para nossa nação, nossa família e para o rugby da Espanha."
A Espanha completa a lista dos 12 classificados na chave masculina ao lado de Austrália, Fiji, Nova Zelândia, Quênia, África do Sul, Brasil, Grã-Bretanha, Argentina, Estados Unidos, França e Japão.
Os favoritos ao pódio no Rio incluem as seleção de Fiji, atual campeã da World Rugby Sevens Series, Nova Zelândia, Grã-Bretanha e África do Sul.
Resta agora a definição da última vaga feminina do rugby para os Jogos Rio 2016. O Pré-Olímpico Mundial acontece no próximo fim de semana (25 e 26 de junho), em Dublin, na Irlanda.
O sorteio para ambas as chaves, masculinas e femininas, acontece ainda em junho, mas não antes da classificação da última equipe.
O Estádio de Deodoro é a casa do rugby nos Jogos Rio 2016. As partidas acontecem de 6 a 11 de agosto e marcam o retorno do rugby aos Jogos Olímpicos desde Paris 1924.