Escolas têm nova chance de ganhar réplicas da tocha Olímpica
Desafio criativo do programa de educação do Rio 2016 vale para alunos de todo o Brasil das redes pública e particular
Desafio criativo do programa de educação do Rio 2016 vale para alunos de todo o Brasil das redes pública e particular
Quem não participou do último desafio do Transforma, programa de Educação do Comitê Rio 2016, tem até o dia 30 de junho para engajar a sua escola e garantir uma réplica da tocha Olímpica. Desta vez, estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o país, liderados por um professor, devem criar uma bandeira e uma mensagem de paz para um “bandeiraço virtual”, que começa com a inscrição no site do Desafio Transforma e será desenvolvido no Facebook.
As 10 escolas que conseguirem o maior número de pessoas levantando a sua bandeira na rede social vencem essa gincana Olímpica. Além de participar do revezamento, as escolas também podem enviar as bandeiras produzidas até 24 de junho e participar de um grande mosaico de bandeiras de paz, que será exibido em diversos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, que sedia os Jogos Olímpicos em agosto.
“Vamos unir as bandeiras de escolas de todo o país em um grande mosaico de cores e frases. O ato simbólico estimula a união de todos os estados brasileiros e a paz dentro e fora dos muros das escolas”, afirma Vanderson Berbat, gerente de educação do Comitê Rio 2016.
Intitulado “Desafio da Trégua Olímpica” e com apoio da Unicef, ONU Mulheres e Todos pela Educação, o objetivo dessa gincana é fazer com que as escolas desenvolvam atividades sobre o tema e que utilizem os valores dos Jogos como base para diversas atividades. “Já temos escolas falando sobre trégua nas aulas de história, por exemplo. Não vejo uma oportunidade melhor do que o ano dos Jogos, para levar este e outros temas para a sala de aula”, comenta Berbat.
Na seção “Aulas” do site do Transforma, os participantes podem conhecer diversos elementos sobre a trégua Olímpica para ajudar no processo de criação da bandeira e desenvolvimento do tema durantes das aulas.
“Entramos no último desafio faltando apenas duas semanas para acabar, somos um grande exemplo de superação. Nossa meta era não sermos os últimos do município e ficamos em primeiro no Brasil. O desafio aumentou muito a autoestima dos alunos. Estar entre os primeiros, sendo de um distrito do interior do Rio de Janeiro é um grande reconhecimento”, comenta a professora de alfabetização Cintia Pereira, do Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, de Piraí, que foi primeiro lugar no Desafio da Tocha Olímpica, desenvolvido em 2015.