Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Em visita ao Rio, seleção feminina de handebol da Noruega treina com a brasileira de olho nos Jogos Olímpicos

Por Rio 2016

Atuais campeãs Olímpicas e mundiais respectivamente, Noruega e Brasil se enfrentam em dois amistosos neste fim de semana

Em visita ao Rio, seleção feminina de handebol da Noruega treina com a brasileira de olho nos Jogos Olímpicos

Atletas norueguesas treinam forte para tentar alcançar o tricampeonato Olímpico no Rio de Janeiro (Foto: Luciana Whitaker/Rio 2016)

Que tal um treino conjunto entre atuais campeãs mundiais e as bicampeãs Olímpicas, comandadas pelos dois melhores técnicos do mundo no esporte? Este foi o nível da preparação das seleções femininas de Brasil e Noruega de handebol durante esta semana: latino-americanas e europeias trocaram experiências na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca, bairro do Rio de Janeiro.

“É muito bom poder jogar e treinar com as melhores jogadoras. O Brasil tem um estilo diferente dos times europeus, então a experiência tem sido ótima para nossas jogadoras. E, claro, é uma grande oportundiade para fazer amigos, que é uma parte importante do esporte, indo além de aprendermos um com o outro, esportivamente. Toda essa integração é muito positiva”, afirmou o técnico norueguês Thorir Hergeirsson, eleito o melhor do mundo no handebol feminino em 2014.

Desde o último dia 2, a seleção norueguesa está em solo carioca em preparação conjunta com o Brasil para o Desafio das Campeãs, série de dois jogos amistosos entre as duas seleções que acontecem neste fim de semana (dias 12 e 14), em São Bernardo do Campo (SP). Mesmo com uma lista intensa de treinamentos e compromissos no Rio de Janeiro, é difícil esconder a empolgação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 estando em plena cidade-sede - especialmente quando Brasil e Noruega são as únicas duas seleções garantidas no torneio feminino até o momento:

“Nossa expectativa é muito alta. Apesar de ainda termos 14 meses pela frente até o início dos Jogos, está sendo muito proveitoso passar um pouco desse tempo aqui no Rio de Janeiro, especialmente sabendo que a nossa seleção já está classificada para os Jogos Olímpicos”, afirma a goleira Silje Solberg, que ajudou a Noruega a vencer o Campeonato Europeu de 2014 e garantir vaga nos Jogos Rio 2016.


A goleira Silje Solberg orienta suas companheiras de defesa durante o treino na Urca (Foto: Rio 2016)


Silje é comandada por Thorir em uma das seleções mais vitoriosas do handebol. Atuais bicampeãs Olímpicas, as norueguesas acumulam também seis títulos europeus, conquistados desde 1998, e dois títulos mundiais - o último deles alcançado na cidade de São Paulo, em 2011. Para a ala esquerda Camilla Herrem, que ajudou a erguer o troféu na capital paulista, não será má ideia aumentar o currículo de ouros mais uma vez ao lado da torcida brasileira:

“A torcida brasileira é a melhor. Os torcedores são só alegria, ajudam muito todas as equipes. Os brasileiros sabem o que é o fair play, tudo o que eles querem é dançar e se divertir, eles não incomodam como muitos times fazem, e é muito melhor dessa maneira”, afirma a atleta de 28 anos.

A atmosfera na Arena do Futuro, palco do handebol dos Jogos Rio 2016, estará bem ao agrado de Camilla: os ingressos para as finais masculina e feminina foram esgotados já na primeira fase de venda de ingressos, que foi encerrada na última terça-feira (09/06). Em Londres 2012, Brasil e Noruega se enfrentaram nas quartas-de-final do torneio, em um jogo decidido por uma diferença de apenas dois gols a favor das europeias, que terminou em 21 a 19. Em caso de uma possível partida entre as duas equipes nos Jogos Rio 2016, a arquibancada lotada será uma motivação a mais para fazer mais um jogo muito disputado. 

“Nós gostamos muito de jogar com casa cheia e ter uma grande atmosfera nas nossas partidas. A presença da torcida é muito importante, independente se vão apoiar o Brasil ou qualquer outra equipe. Vamos usar todo o tipo de torcida a nosso favor”, afirma Thorir.

Enquanto os Jogos Rio 2016 não chegam, a seleção norueguesa aproveita para desfrutar das belezas da cidade-sede dos próximos Jogos Olímpicos.

“Essa é a minha primeira vez no Rio, e a cidade é muito linda. Fomos o Cristo Redentor e esperamos visitar também o Pão de Açúcar. Quando tem uma brechinha entre um treino e outro, temos ido também quase todos os dias à praia de Copacabana, é incrível”, afirma Siljie.


Campeã mundial em 2011 e Olímpica em 2012, Camilla Herrem é uma das referências da seleção norueguesa (Foto: Rio 2016)


E não são apenas as atrações turísticas da cidade que fizeram sucesso entre as norueguesas – o toque de tempero da cultura latina também caiu no gosto das atletas e deixou as bicampeãs Olímpicas com água na boca.

“A comida é perfeita, todo mundo tem comido bastante aqui, apesar de vocês botarem feijão em tudo. E vocês têm comida em qualquer lugar, isso é bom demais!”, brinca Camilla.

Além de aproveitar para aprender um pouco sobre as técnicas brasileiras de handebol em território carioca, a Noruega também quer aulas em uma outra disciplina:

“A música também é muito boa, mas seria ainda melhor se a gente soubesse dançar. Nós não temos esse gingado de vocês, não conseguimos nos mexer tanto. Talvez alguém consiga vir ensinar pra gente... queria tanto ter esse ritmo brasileiro”, diz Camilla.

O segundo jogo do Desafio das Campeãs terá transmissão da Rede Globo, às 10h da manhã do próximo domingo (14).

Atletas da seleção da Noruega se divertem no Cristo Redentor (Foto: Reprodução Instagram)
 

Enquanto não chegam os Jogos Olímpicos, nada mais justo do que aproveitar as praias do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução Instagram)