Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Em sua primeira edição dos Jogos, Kosovo ganha ouro no judô

Por Rio 2016

Porta-bandeira da delegação do país na cerimônia de abertura, Majlinda Kelmendi venceu na categoria até 52kg

Em sua primeira edição dos Jogos, Kosovo ganha ouro no judô

Emociada, Majlinda Kelmendi comemora a primeira medalha Olímpica da história do Kosovo (Foto: Getty Images/Laurence Griffiths)

O Kosovo precisou de apenas dois dias nos Jogos Olímpicos para conquistar uma medalha de ouro. Estreante no cenário Olímpico, o país viu sua bandeira ser hasteada no lugar mais alto do pódio neste domingo (7), após a vitória de Majlinda Kelmendi na categoria até 52kg do judô. A tarde vivida na Arena Carioca 2 será lembrada para sempre na história esportiva do país.

Kelmendi, que competiu nos Jogos Londres 2012 pela Albânia, venceu quatro combates para conquistar a primeira medalha da história de seu país. Na decisão, a atleta do Kosovo derrotou a italiana Giuffrida Odette.

"Estou muito feliz. Vim aqui para ganhar essa medalha, mas a sensação é incrível. É a primeira vez que o Kosovo vem aos Jogos e ganhar um ouro na estreia é fantástico. Significa muito para o país, especialmente para as crianças. Mostra a elas que mesmo sendo uma nação que sobreviveu à guerra, podemos ter o que quisermos se nos dedicarmos", disse a judoca, após o último combate.

A brasileira Érika Miranda chegou à luta que valia o bronze, mas perdeu para a japonesa Misato Nakamura no Golden Score. O outro bronze ficou com a russa Natalia Kuziutina.

Erika Miranda é dominada pela japonesa Misato Nakamura no combate que valeu o bronze (Foto: Getty Images/Laurence Griffths)

O Brasil também teve um representante masculino em ação neste domingo, Charles Chibana, na categoria até 66kg. O brasileiro, no entanto, caiu logo na primeira rodada, quando foi derrotado pelo japonês Masashi Ebinuma, que ficou com o bronze. O ouro da categoria foi para o italiano Fabio Basile, que levou a melhor sobre Baul An, da República da Coreia, na decisão. Rishod Sobirov, do Uzbequistão, conquistou o outro bronze.

Nesta segunda (8), as duas categorias do judô em disputa serão até 57kg feminino, onde o Brasil será representado pela campeã mundial Rafaela Silva, e até 73kg masculino, que terá Alex Pombo no tatame.

Confira a programação completa do judô