A menos de um ano dos Jogos
Olímpicos e
Paralímpicos Rio 2016, o maior evento esportivo do mundo está cada vez mais presente na rotina dos cariocas, e os atletas estão cada dia mais ligados na jornada rumo ao Rio. Que tal juntar isso tudo? Na próxima segunda-feira (16), os cidadãos do Rio de Janeiro serão desafiados a jogar
tênis de mesa com atletas profissionais em quatro mesas instaladas na Central do Brasil, entre 10h e 12h.
No evento, estão confirmados Gustavo Tsuboi, Gui Lin, Caroline Kumahara e Bruna Takahashi - quatro dos melhores mesatenistas do Brasil. Os atletas disputarão o
Torneio Internacional de Tênis de Mesa, evento-teste do esporte no programa do
Aquece Rio, entre os dias 18 e 21 de novembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca.
Gustavo Tsuboi é o melhor brasileiro no ranking mundial de tênis de mesa (Foto: Dennis Grombowski/Getty Images)
Quem se arriscar a encarar os jogadores profissionais concorrerá a 100 pares de ingressos para o fim de semana (dias 20 e 21) do evento-teste de tênis de mesa. A iniciativa é uma parceria entre o Rio 2016, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e a Supervia, concessionária de trens do estado do Rio.
“Com a realização de 44 eventos-teste em 2015 e 2016, estamos aproveitando a presença dos atletas na cidade para aproximar a população dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, oferecendo oportunidades para experimentar novos esportes e conhecer os ídolos de perto. Queremos que todos possam aproveitar o clima dos Jogos, tanto nas instalações esportivas, como nos espaços públicos”, conta Mariana Behr, gerente-geral de Engajamento do Rio 2016.
Neste semestre, o Rio 2016 já organizou ações abertas ao público com
clínica de triatlo na praia de Copacabana e
oficina de tiro do arco no Morro da Mineira, próximo do Sambódromo, no Centro. Além disso, o
Transforma, programa de educação do Rio 2016, oferece um calendário contínuo de grandes festivais esportivos, em que a população pode experimentar num mesmo dia até 20 esportes diferentes.
SERVIÇO
Data: 16/11/15 (segunda-feira)
Horário:
• Participação dos atletas: 10h às 12h
• Aparições dos mascotes Vinicius e Tom: 9h às 13h
• Espaço para inscrição no Programa de Voluntários: 09 às 13h
Nascida na China, Lin Gui veio para o Brasil aos 11 anos e defendeu o país nos Jogos Olímpicos Londres 2012 (Foto: Warren Little/Getty Images)
CONHEÇA AS FERAS:
GUSTAVO TSUBOI - O melhor brasileiro no ranking mundial do esporte. Tsuboi foi medalha de prata na disputa individual dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. Também possui três ouros por equipes do Pan (2007, 2011 e 2015) e foi ainda campeão latino-americano por equipes (2005, 2007, 2008 e 2010), campeão da Copa Latino-Americana (2011), vice-campeão do Aberto do Brasil (2013 e 2014). Eleito a revelação da Liga Alemã na temporada 2014/15, uma das mais fortes da Europa.
BRUNA TAKAHASHI - De apenas 15 anos, conquistou o título mais relevante do tênis de mesa brasileiro: o primeiro Mundial da história do país nesse esporte, na categoria infantil, em outubro, no Egito. No mesmo Mundial, também foi campeã por equipes pela América Latina. Foi a primeira vez que o título não ficou nas mãos de atletas da Ásia ou Europa. Atualmente, Bruna é a sexta melhor do mundo no ranking de sua categoria e a terceira melhor brasileira entre as adultas.
LIN GUI - Nasceu em Nanjing, na China, e começou a jogar tênis de mesa aos 9 anos. Com 11, foi descoberta por um técnico brasileiro e recebeu um convite para treinar no Brasil. Ela defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Atualmente, atua pelo Linz, da Áustria, um dos principais clubes europeus.
CAROLINE KUMAHARA - Carol conquistou o vice-campeonato por equipes e a medalha de bronze individual nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. Ela também tem títulos individuais do Latino-Americano, em 2013, e da Copa Latino-Americana, em 2014.

Bruna Takahashi foi a primeira atleta do Brasil a ganhar um título mundial de tênis de mesa (Foto: Divulgação/CBTM)