Dupla Olímpica Marcelo Melo e Bruno Soares faz no Rio sua estreia na temporada
Sem jogar juntos desde setembro, tenistas mineiros entram em quadra nesta quarta (17) pelo torneio Rio Open
Sem jogar juntos desde setembro, tenistas mineiros entram em quadra nesta quarta (17) pelo torneio Rio Open
Treino da dupla no Jockey Cub do Rio de Janeiro (Rio 2016)
Grande esperança de medalha brasileira nos Jogos Rio 2016, os tenistas mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares fazem nesta quarta-feira (17) seu primeiro jogo juntos na temporada. Marcelo, número 1 do ranking de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), treinou na terça com o campeão de duplas masculinas e mistas do Aberto da Austrália para enfrentar os também brasileiros Orlando Luz e Fabiano de Paula no torneio Rio Open, no Jockey Club da Gávea.
“O que dá para tirar daqui para os Jogos Olímpicos são os confrontos que a gente vai fazer um ao lado do outro”, diz Soares, que, depois da conquista em Melbourne figura na 10º posição no ranking da ATP entre os duplistas.
Bruno Soares
Os dois se apresentaram juntos oficialmente pela última vez em setembro de 2015, quando defenderam o Brasil na Copa Davis. Perderam para os croatas Ivan Dodig (que é o parceiro habitual de Melo no circuito da ATP) e Franko Skugor, mas o retrospecto geral da dupla é bom: nove vitórias e apenas duas derrotas nos últimos confrontos da competição.
Leia também: depois do 'bi' na Austrália, Bruno Soares já fala em ouro no Rio 2016
De olho no pódio Olímpico, a dupla tem se esmerado nos treinos. “Como a gente é de BH (Belo Horizonte), sempre que pode treina junto. Temos o mesmo preparador físico e o mesmo fisioterapeuta. Trabalhamos na Austrália e, depois, aqui no Brasil também. O Rio é uma adaptação para o ritmo de torneio", diz Soares.
Bruno Soares tem um recado para Marcelo Melo...
Acostumada a títulos desde 2011, quando venceu o Aberto do Brasil, a dupla demonstra bom relacionamento quando um é convidado a falar sobre o outro. “Marcelo é um cara com um dos melhores voleios do mundo, tem muito reflexo, salva muita bola na rede. Ele complementa muito um lado meu que é a devolução”, diz Bruno Soares. “Como ele é grande e muito ágil na rede, consegue fechar muito bem e aproveitar minhas jogadas. Hoje, é um jogador completo”, completa, sério.
Marcelo Melo devolve em outro estilo, rindo “O que eu mais admiro no tênis do Bruno? Nada”. Depois, faz uma análise altamente positiva: “Ele é um jogador muito sólido, especialmente de base. Nosso jogo casa muito bem, ele sabe controlar o jogo de fundo, onde é agressivo. E na rede ele é muito eficiente. São características boas para um jogador de dupla". Elogios à parte, os dois sabem que precisam evoluir até os Jogos.
Marcelo Melo
No ano passado, ele chegou à liderança do ranking de duplas ao lado do croata Ivan Dodig. Soares, por sua vez, pretende participar da temporada de duplas masculina da ATP com o britânico Jamie Murray.
Leia também: do topo do tênis mundial, Marcelo Melo agora quer o pódio Olímpico
