Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Diretor da cerimônia de abertura, Fernando Meirelles se impressiona com o evento: "Nunca fiz nada nessa escala"

Por Evandreia Buosi

Cineasta consagrado de filmes como "Cidade de Deus" comentou sobre trabalho nos Jogos Rio 2016 e o poder transformador do esporte

Diretor da cerimônia de abertura, Fernando Meirelles se impressiona com o evento: "Nunca fiz nada nessa escala"

Rio2016/Andre Luiz Mello

Um dos mais renomados cineastas brasileiros, Fernando Meirelles, 60 anos, é um dos diretores da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta segunda-feira (18), porém, ele deixou a preparação do evento por algumas horas para participar de outra etapa de aquecimento para a competição: fez parte do revezamento da tocha Olímpica na cidade de Ribeirão Preto (SP). “Foi muito divertido, uma leveza. Estou envolvido nisso há tanto tempo e a condução é mais um passo do processo”, disse.

Ainda há ingressos disponíveis!

A proximidade com os Jogos está deixando Meirelles ansioso. Ao lado de Andrucha Waddington e Daniela Thomas, ele é responsável por elaborar a abertura do maior evento esportivo mundial. Para um mestre na produção audiovisual voltada para as telas de TV e do cinema, criar uma cerimônia em um espaço amplo como o Maracanã - e com público in loco - pode ser diferente e desafiador.   

Fernando Meirelles, diretor da cerimônia de abertura do Rio 2016, conduziu a tocha em Ribeirão Preto (Foto: Rio 2016/Evandreia Buosi)

“Nunca fiz nada nessa escala, nem nunca mais farei na vida. Tudo é muito grande, o palco é muito grande. E a expectativa é de que 3 bilhões de pessoas assistam à abertura. É uma responsabilidade enorme”, avalia. O diretor aposta que o Brasil terá o melhor desempenho de sua história nesta edição dos Jogos. Entusiasta do esporte, Meirelles acredita no Rio 2016 como ferramenta de transformação. “A prática certamente une as pessoas, é um caminho para a paz. Os Jogos foram criados para isso e acho que ajudam mesmo”, frisa o cineasta.

Cerimônias prometem ousar no desfile de atletas