Diretor da cerimônia de abertura, Fernando Meirelles se impressiona com o evento: "Nunca fiz nada nessa escala"
Cineasta consagrado de filmes como "Cidade de Deus" comentou sobre trabalho nos Jogos Rio 2016 e o poder transformador do esporte
Cineasta consagrado de filmes como "Cidade de Deus" comentou sobre trabalho nos Jogos Rio 2016 e o poder transformador do esporte
Rio2016/Andre Luiz Mello
Um dos mais renomados cineastas brasileiros, Fernando Meirelles, 60 anos, é um dos diretores da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta segunda-feira (18), porém, ele deixou a preparação do evento por algumas horas para participar de outra etapa de aquecimento para a competição: fez parte do revezamento da tocha Olímpica na cidade de Ribeirão Preto (SP). “Foi muito divertido, uma leveza. Estou envolvido nisso há tanto tempo e a condução é mais um passo do processo”, disse.
Ainda há ingressos disponíveis!
A proximidade com os Jogos está deixando Meirelles ansioso. Ao lado de Andrucha Waddington e Daniela Thomas, ele é responsável por elaborar a abertura do maior evento esportivo mundial. Para um mestre na produção audiovisual voltada para as telas de TV e do cinema, criar uma cerimônia em um espaço amplo como o Maracanã - e com público in loco - pode ser diferente e desafiador.
Fernando Meirelles, diretor da cerimônia de abertura do Rio 2016, conduziu a tocha em Ribeirão Preto (Foto: Rio 2016/Evandreia Buosi)
“Nunca fiz nada nessa escala, nem nunca mais farei na vida. Tudo é muito grande, o palco é muito grande. E a expectativa é de que 3 bilhões de pessoas assistam à abertura. É uma responsabilidade enorme”, avalia. O diretor aposta que o Brasil terá o melhor desempenho de sua história nesta edição dos Jogos. Entusiasta do esporte, Meirelles acredita no Rio 2016 como ferramenta de transformação. “A prática certamente une as pessoas, é um caminho para a paz. Os Jogos foram criados para isso e acho que ajudam mesmo”, frisa o cineasta.
Cerimônias prometem ousar no desfile de atletas