Dez momentos inesquecíveis protagonizados pelas mulheres nos Jogos Olímpicos
Do primeiro ouro à conquista dos ringues de boxe, inspire-se com o triunfo das atletas em mais de um século de história nos Jogos
Do primeiro ouro à conquista dos ringues de boxe, inspire-se com o triunfo das atletas em mais de um século de história nos Jogos
COI /Getty Images
Em Paris 1900, elas fizeram sua estreia Olímpica. Na ocasião, representavam apenas 2,2% dos atletas nos Jogos. Mas, ao longo de mais de um século, conquistaram novos pódios, quebraram recordes e aumentaram consideravelmente esse placar. Dos atletas que competiram em Londres 2012, quase metade (44,2%) era mulher.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo (8), o site rio2016.com relembra alguns momentos marcantes da participação feminina nos Jogos. Confira:
1. As mulheres participaram pela primeira vez dos Jogos em Paris 1900, quatro anos depois dos homens, com 22 atletas competindo em cinco esportes: tênis, vela, críquete, hipismo e golfe. A tenista britânica Charlotte Cooper deixou a sua marca ao ganhar, nesta edição, o primeiro ouro Olímpico feminino da história.

2. Em Tóquio 1964, a ginasta ucraniana Larisa Latynina subiu pela 18ª vez ao pódio - marca que lhe rende, até hoje, o título de maior medalhista Olímpica entre as mulheres. Foram nove ouros no total.

3. Nos Jogos Cidade do México 1968, foi a vez da velocista mexicana Enriqueta Basilio fazer história como a primeira mulher a acender a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos.

4. O hipismo é o único esporte Olímpico em que as mulheres competem diretamente com os homens por medalhas. Em Munique 1972, a alemã Liselott Linsenhoff se tornou a primeira mulher a vencer uma prova contra os homens, na competição de adestramento.

5. Aos 14 anos, a romena Nadia Comaneci alcançou uma conquista inédita nos Jogos Montreal 1976 - a primeira apresentação perfeita de ginástica artística, recebendo nota 10 de todos os jurados nas barras assimétricas. O feito foi tão surpreendente que o placar não estava preparado para exibir todos os dígitos da nota - no lugar de 10,00, apareceu 1,00.

6. Em Los Angeles 1984, a marroquina Nawal El Moutawakel se tornou a primeira mulher africana e muçulmana campeã Olímpica da história, após vencer a prova dos 400m com barreiras do atletismo. Para homenageá-la, o rei do Marrocos decretou que todas as meninas nascidas naquela data seriam batizadas com seu nome. Atualmente, Nawal é presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016.

7. No mesmo ano, a arqueira neozelandesa Neroli Fairhall ficou mundialmente conhecida como a primeira atleta paraplégica a participar dos Jogos Olímpicos.

8. Já para o Brasil, a primeira medalha Olímpica feminina veio em forma de dobradinha nos Jogos Atlanta 1996. Sandra Pires e Jacqueline Silva subiram ao topo do pódio após vencer a final contra outra dupla brasileira - Mônica Rodrigues e Adriana Samuel - no vôlei de praia, garantindo, assim, ouro e prata para o país.


10. Também em Londres 2012, uma chinesa de 16 anos roubou a cena na natação. Além de quebrar o recorde mundial nos 400m medley feminino, Ye Shiwen surpreendeu o mundo ao nadar os 50 metros finais mais rápido que o astro norte-americano Ryan Lochte, campeão na mesma prova. Foram 17 centésimos de diferença.
