Usain Bolt pode fazer história na pista de atletismo do Estádio Olímpico dos Jogos Rio 2016 (COI)
Os ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016 já estão à venda e o calendário de competições oferece quase 700 opções de sessões. Mas quais serão os momentos inesquecíveis que vão marcar os primeiros Jogos da América do Sul? Listamos abaixo alguns deles:
CERIMÔNIA DE ABERTURA
No dia 05 de agosto de 2016, todos os holofotes vão se voltar para o lendário estádio do Maracanã, quando o futebol vai dar lugar à cerimônia de abertura dos Jogos. A festa vai proporcionar alguns dos momentos mais esperados e emocionantes do evento, como a chegada da tocha, o acendimento da pira Olímpica e o desfile dos 10.500 atletas que estarão em ação na competição. Não é à toa que é o ingresso mais concorrido dos Jogos.

Foto: Getty Images
PRIMEIRA MEDALHA
Em Atenas 2004 e Londres 2012, o primeiro ouro saiu para a China e, em Pequim 2008, para a República Tcheca. E nos Jogos Rio 2016, quem largará na frente no quadro de medalhas? Como nas três últimas edições Olímpicas, a primeira medalha vai sair da competição de tiro esportivo - na prova da carabina de ar de 10m -, que será disputada no dia 06 de agosto, no Parque Olímpico de Deodoro.

Foto: Getty Images/Lars Baron
A VOLTA DO RUGBY
Após 92 anos, o rugby estará de volta aos Jogos Olímpicos. Os espectadores vão assistir à forma reduzida do esporte, com sete jogadores de cada lado, em vez dos 15 tradicionais. Arrancadas, disputas acirradas e uma grande festa na arquibancada - os torcedores do esporte são famosos pela animação – aguardam os espectadores a partir do dia 06 de agosto, no Parque Olímpico de Deodoro.

Foto: Cameron Spencer/Getty Images
PRIMEIRO OURO VERDE E AMARELO
Os anfitriões não devem esperar muito tempo para subir ao pódio. No dia 06 de agosto, haverá eventos com medalha de sete esportes. E o Brasil é forte candidato no judô e na natação, modalidades em que coleciona 17 e 13 medalhas, respectivamente. Em Londres 2012, por exemplo, o país terminou o primeiro dia de competições em quarto lugar no quadro de medalhas, com o ouro de Sarah Menezes e o bronze de Felipe Kitadai no judô e a prata de Thiago Pereira na natação.

Foto:Getty Images/Lars Baron
O "TRI TRIPLO" DE BOLT
Ele é dono de seis ouros Olímpicos, dos recordes mundiais nos 100m, nos 200m e no revezamento 4x100m e de oito títulos mundiais. Mas quer ir além. A meta do jamaicano Usain Bolt é conquistar, nos Jogos Rio 2016, o inédito “tri triplo”. Se conseguir manter os títulos nos 100m e nos 200m rasos alcançados em Pequim 2008 e Londres 2012, o momento tão esperado acontecerá na final do revezamento 4x100m, na noite do dia 19 de agosto, no Estádio Olímpico, na região Maracanã.
Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images
O RETORNO DO GOLFE
Os espectadores vão testemunhar, no dia 11 de agosto, a volta do golfe aos Jogos Olímpicos após 112 anos. Em Paris 1900 e St Louis 1904, únicas edições que contaram com a presença do esporte, apenas os homens competiram e só cinco nações foram representadas. Agora será bem diferente. O torneio, disputado no Campo Olímpico de Golfe, na Barra, terá a participação de 60 atletas homens e 60 golfistas mulheres.

Foto: David Cannon/Getty Images
FINAL FEMININA DO VOLEIBOL
A final feminina do voleibol, no dia 20 de agosto, no Maracanãzinho, pode ser épica para o Brasil. Atual bicampeã Olímpica, a seleção brasileira poderá se consagrar com o terceiro ouro consecutivo, igualando o feito da seleção feminina de Cuba, única equipe tricampeã Olímpica na história da modalidade.

Foto: Elsa/Getty Images
NADADOR MAIS RÁPIDO
Na noite do dia 12 de agosto, será conhecido o homem mais rápido das piscinas na final dos 50m livre da natação. O atual campeão é o francês Florent Manaudou, que superou o norte-americano Cullen Jones e o brasileiro Cesar Cielo, bicampeão mundial na prova. Apesar de ter levado o bronze em Londres 2012, Cielo é dono do recorde mundial da prova - 20,91 segundos – e virá com tudo para recuperar o topo do pódio diante da torcida brasileira, no Estádio Aquático Olímpico, na Barra.
Foto: Jamie Squire/Getty Images
O CHARME DE COPACABANA
Nos Jogos Olímpicos, competições em locais emblemáticos da cidade são uma tradição. Em Barcelona 1992, os atletas dos saltos ornamentais contaram com uma vista panorâmica da cidade ao saltar da plataforma de 10m. Em Sydney 2000, a Opera House foi pano de fundo do triatlo. E a Praia de Copacabana vai se somar agora a essa lista. A ação começa no dia 06 de agosto, quando as disputas do vôlei de praia e do ciclismo de estrada vão agitar a orla mais famosa do Rio.

Foto: Alex Ferro/Rio 2016
BATALHA PELO OURO NO MARACANÃ
O torneio de futebol promete fortes emoções. É a chance da seleção canarinho conquistar o único título que falta ao seu currículo – o ouro Olímpico. Neymar está determinado a chegar à final, no dia 20 de agosto, no Maracanã, para arrebatar esse troféu. Mas a Argentina de Lionel Messi, bicampeã Olímpica, já está classificada e pode dificultar os planos da seleção brasileira.

Foto: Gabriel Rossi/Getty Images

