Desenhos de estudantes podem virar itens colecionados como raridades dos Jogos
Alunos de uma escola no Rio de Janeiro participam de oficina de artes e desenvolvem ilustrações para o concurso Nossos Selos Rio 2016
Alunos de uma escola no Rio de Janeiro participam de oficina de artes e desenvolvem ilustrações para o concurso Nossos Selos Rio 2016
O desenho da estudante do Rio de Janeiro entrou no concurso cultural do aplicativo Meu Rio 2016
Alunos da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, no bairro da Saúde, no Rio de Janeiro, tiveram uma manhã agitada nesta quarta-feira (30). Com o apoio de uma equipe do Comitê Rio 2016 e de seus professores de artes, alunos do sétimo ano participaram de uma oficina de desenho onde o tema principal foram os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
A ação faz parte do recém-lançado projeto do Rio 2016 em parceria com os Correios: o Concurso Cultural Nossos Selos Rio 2016. Depois de assistir a uma palestra sobre a história dos selos e a ligação com os Jogos, os alunos criaram desenhos inspirados nos esportes e no Rio de Janeiro.

Alunos criam ilustrações inspiradas nos esportes Olímpicos e Paralímpicos e na cidade-sede dos Jogos Rio 2016
Há quatro anos o professor de artes da escola, Marco Aurélio Machado, 57 anos, acredita que os valores transmitidos por meio do esporte - como excelência, respeito, responsabilidade e amizade - são fundamentais tanto dentro como fora da sala de aula. “Muitos dos alunos vivem realidades complicadas. Assim como o esporte, a arte ensina a valorizar a si mesmo e ao próximo através da compreensão desses valores”, diz o professor, que busca desenvolver com suas turmas trabalhos colaborativos em grupo com materiais descartados como papéis, tecidos, e até troncos e lascas de árvore.
Com talento de sobra, meninos e meninas do sétimo ano surpreenderam com criatividade, concentração e dedicação na hora de criar os desenhos. Aos 12 anos e com habilidade especial para efeitos de luz e sombra, Lorena Sebastiana se inspirou nas paisagens que mais gosta para desenvolver sua ilustração. “Tem os arcos da Lapa, o Pão de Açúcar e também a pista de atletismo”, descreveu a estudante, que adora pintar paisagens e desenhar pessoas.
Os desenhos serão enviados para o desafio Nossos Selos Selos Rio 2016, do aplicativo Meu Rio 2016.
A Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso faz parte do Transforma, programa de educação do Comitê Rio 2016, desde 2014. Com o programa, a instituição tem investido no ensinamento de diferentes esportes e também dos valores Olímpicos e Paralímpicos. Atividades externas que estimulem a criatividade dos alunos, como visitas ao Museu de Arte do Rio (MAR) e ao Museu do Amanhã também são um diferencial.
Acesse o aplicativo dos Jogos Meu Rio 2016, no celular ou na web, até o próximo sábado (2/4).