Definidos os grupos do voleibol feminino nos Jogos Rio 2016
Brasil conheceu seus últimos dois adversários, Japão e Coreia. Holanda, Itália e Porto Rico também se classificaram no final de semana
Brasil conheceu seus últimos dois adversários, Japão e Coreia. Holanda, Itália e Porto Rico também se classificaram no final de semana
Holanda e Japão garantiram vaga no torneio classificatório disputado em terras japonesas (foto: Getty Images/Koki Nagahama)
Foram definidas neste domingo (22) as últimas cinco equipes classificadas para a disputa do voleibol feminino nos Jogos Rio 2016. Itália, Holanda, Japão e Coreia garantiram vaga no torneio classificatório mundial disputado no Japão, enquanto Porto Rico se classificou na mesma competição, porém no módulo que teve Porto Rico como sede.
No Rio 2016, o sistema de disputa divide as equipes em dois grupos de seis times, sendo que os quatro melhores de cada chave avançam para a fase decisiva. O Grupo A tem Brasil, Rússia, Japão, Coreia, Argentina e Camarões. No grupo B estão Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico.
No grupo A, o Brasil volta a enfrentar a Rússia, derrotada pelas brasileiras numa partida emocionante nos Jogos Londres 2012. As russas jamais conquistaram a medalha de ouro desde o desmembramento da União Soviética, e nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, Pequim 2008 e Londres 2012, sequer subiram ao pódio.
No grupo B, Estados Unidos e China se reencontram depois de disputarem a final do Campeonato Mundial na Itália, em 2014. Na ocasião, as norte-americanas levaram a melhor e ficaram com o título com uma vitória por 3 sets a 1 na decisão. O Brasil, que caiu diante das campeãs na semifinal, terminou em terceiro lugar.
No Rio 2016, a grande novidade é a presença das seleções de Porto Rico, Argentina e Camarões, classificadas pela primeira vez para o torneio feminino de voleibol.
Itália garantiu uma das últimas cinco vagas nos Jogos Rio 2016 (foto: Getty Images/Koki Nagahama)
Antes dos Jogos Olímpicos, as equipes ainda estarão em quadra para disputar o Grand Prix, que acontecerá entre 3 de junho e 10 de julho e terá as finais disputadas em Bangcoc, na Tailândia.
A seleção brasileira começa a disputa do Grand Prix na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, uma das sedes dos Jogos Rio 2016. Jogará ali contra Itália, Japão e Sérvia, antes de viajar para as duas etapas seguintes, em Macau, na China, e Ancara, na Turquia.
Não fez o cadastro para comprar os ingressos do basquetebol no Rio 2016? Acesse a página.