De forma dramática, Fiji garante classificação inédita para torneio masculino de futebol
Vaga da Oceania para os Jogos Rio 2016 foi obtida em uma disputa de pênaltis, após empate no tempo regulamentar e na prorrogação contra Vanuatu
Vaga da Oceania para os Jogos Rio 2016 foi obtida em uma disputa de pênaltis, após empate no tempo regulamentar e na prorrogação contra Vanuatu
Seleção de Fiji celebra a classificação no Pré-Olímpico de Papua e Nova Guiné (Fifa)
A seleção Olímpica masculina de futebol de Fiji garantiu neste fim de semana, de forma dramática e inédita, sua participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016, segundo anunciou o site da Fifa. A classificação foi obtida neste domingo, em Port Moresby, em Papua e Nova Guiné, na final do Torneio Pré-Olímpico da Oceania. Depois de um empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação do confronto contra Vanuatu, a vaga de Fiji foi decidida em uma disputa de pênaltis que chegou à fase das cobranças alternadas.
Foi um Pré-Olímpico cheio de surpresas. O time da Nova Zelândia, favorito, ganhou com tranquilidade por 2 a 0 seu confronto semifinal contra Vanuatu, porém, na sequência, a Federação de Vanuatu acionou o Comitê Disciplinar da Confederação de Futebol da Oceania (CFO) apontado a escalação irregular de um jogador adversário. Os oficiais da entidade acataram o protesto. O jogo foi considerado vitória de Vanuatu por 3 a 0 e o time foi à final. A Nova Zelândia estuda a possibilidade de apelar da decisão.
Na outra chave, a seleção de Fiji, comandada pelo uruguaio Juan Carlos Buzzetti, teve muito trabalho em campo para garantir sua vaga diante dos anfitriões do Torneio Pré-Olímpico. A equipe abriu o placar com o atacante Napolioni Qasevakatini mas o time de Papua e Nova Guiné aproveitou o incentivo de sua torcida e uma chuva torrencial para empatar em cobrança de pênalti de Tommy Semmy. Qasevakatini, no entanto, mostrou-se decisivo e marcou mais dois gols que selaram a classificação de Fiji para a final.
Na decisão da vaga para os Jogos Rio 2016, nem Fiji nem Vanuatu conseguiram marcar no tempo regulamentar e a disputa foi para os pênaltis. Nas primeiras cinco cobranças para cada time, o jogo seguiu empatado por 3 a 3. A disputa passou para os chutes alternados. Remy Kalsarap errou para Vanuatu e Jale Dreola selou a classificação de Fiji para os Jogos. As seleções de Argentina, Portugal, Suécia, Alemanha e Dinamarca também estão garantidas no Rio 2016 segundo a Fifa. Outras vagas ainda estão em disputa. (Acompanhe aqui a corrida pela classificação para os Jogos Rio 2016).
Para assistir ao futebol nos Jogos Olímpicos Rio 2016:
São 35 sessões disponíveis a partir de R$ 40 em www.rio2016.com/ingressos. Onde: Estádio Olímpico e Maracanã (Rio de Janeiro-RJ); Arena Itaquera (São Paulo-SP); Mineirão (Belo Horizonte-MG); Estádio Mané Garrincha (Brasília-DF); Arena da Amazônia (Manaus-AM); Arena Fonte Nova (Salvador-BA) Quando: 3 a 20 de agosto de 2016.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.