Há esportes que se destacam por seus ídolos, outros por suas regras desafiadoras ou ainda sua estética cativante. Todos eles estarão em exibição nos Jogos Olímpicos Rio 2016; ao público, cabe apenas escolher os aspectos que mais lhe interessam e participar do sorteio de ingressos, cuja inscrição termina no dia 6. Quer assistir a corridas - de pessoas ou de bicicletas? Quer ver habilidade - no tiro ou na montaria? Ou nos dois? Acompanhe a seguir um roteiro de curiosidades sobre alguns dos esportes do Rio 2016.

Ciclismo de pista: O que esperar de uma bicicleta sem freio? Os atletas do ciclismo de pista levam a sério a brincadeira de criança de correr de bike, podendo ultrapassar os 80 km/h. Os ciclistas utilizam uma roupa de lycra com superfície extremamente lisa e capacete aerodinâmico, o que dá à corrida certo ar futurista. Alta tecnologia, aliás, é outra característica da disciplina: o guidão e o quadro de rodas das bikes são feitos de fibra de carbono, e os pneus são enchidos a uma pressão três vezes maior do que o de uma bicicleta comum. Tudo por milésimos de segundo a menos. Onde: Velódromo Olímpico do Rio (Parque Olímpico da Barra). Quando: 11 a 16 de agosto de 2016.

Equipe da Grã-Bretanha compete na final da prova de perseguição em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Jamie Squire)
Levantamento de peso: Quem é a pessoa mais forte do mundo? A pergunta, que parece retirada de um filme de super-herói, é respondida, na vida real e às custas de muito suor, na final do levantamento de peso dos Jogos Olímpicos. Na soma das duas provas da competição – arranque, quando a barra é levantada diretamente do chão até acima da cabeça; e arremesso, quando a barra é erguida, primeiro, à altura dos ombros e, depois, sobre a cabeça –, os atletas suportam até três vezes seu peso corporal. No torneio masculino, a categoria mais pesada é para atletas acima de 105kg: cuidado ao tentar cumprimentá-los com um aperto de mãos (#ficadica). Onde: Riocentro – Pavilhão 2 (Região Barra). Quando: 6 a 10 e 12 a 16 de agosto de 2016.

Sang-Guen Jeon, da Coreia, compete na final masculina +105kg em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Lars Baron)
Nado sincronizado: Assistir ao esporte é como presenciar um espetáculo. Além da trilha sonora que acompanha os movimentos – e torna necessária a instalação de caixas de som dentro da piscina, para que as atletas mantenham a coreografia mesmo quando submersas –, as mulheres precisam estar impecáveis! A maquiagem é à prova d’água e o penteado é fixado com gelatina. Biquínis são proibidos, maiôs são obrigatórios e as atletas podem usar protetor nasal – um charme a mais. Onde: Centro Aquático Maria Lenk (Parque Olímpico da Barra). Quando: 14 a 16, 18 e 19 de agosto de 2016.

Atletas da Ucrânia disputam o 4º Brasil Open de Nado Sincronizado, no Centro Aquático Maria Lenk (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
Atletismo: Nos Jogos Rio 2016, o homem mais rápido do mundo será perfeitamente alcançável. O público poderá ver Usain Bolt disputando as eliminatórias do atletismo por apenas R$ 100. E o astro jamaicano chega aos Jogos Olímpicos disposto a realizar um inédito “triple-triple”: conquistar medalhas de ouro pela terceira vez seguida nas três mesmas provas (100m, 200m e revezamento 4x100m). Expectativa de feito histórico no Rio. Onde: Estádio Olímpico (Região Maracanã). Quando: 12 a 20 de agosto de 2016.

Com seu gesto característico, o jamaicano Usain Bolt celebra o ouro nos 200m em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Clive Brunskill)
Hipismo saltos: Cavalos correndo e pulando sobre pequenos lagos, muretas e barras. O que você está acostumado a ver nos filmes de cowboy verá também, ao vivo e sem efeitos especiais, no campeonato de saltos do hipismo. Animal e cavaleiro devem manter o equilíbrio durante todo o percurso, e a cada falta (por exemplo, colocar as patas na água ou refugar) correspondem pontos. No fim, o conjunto que somar menos pontos fica com a "mocinha" – no caso, a medalha de ouro. Prepare-se para prender a respiração a cada obstáculo! Onde: Centro Olímpico de Hipismo. Quando: 14, 16, 17 e 19 de agosto de 2016.

Ben Maher, da Grã-Bretanha, e o cavalo Tripple X na disputa individual de saltos em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Alex Livesey)
Handebol: 1, 2, 3, 10, 30... No handebol, o placar não para, com dezenas e dezenas de gols para cada equipe. Como os jogadores só podem segurar a bola por até três segundos, o ritmo é intenso durante toda a uma hora de partida. Além disso, o público que for torcer pela seleção brasileira feminina no Rio 2016 poderá ver em quadra a melhor jogadora do mundo em 2014, Duda Amorim. Handebol também é coisa nossa. Onde: Arena do Futuro (Parque Olímpico da Barra). Quando: 6 a 21 de agosto de 2016.

A brasileira Duda Amorim tenta um arremesso contra a Noruega nas quartas de final de Londres 2012 (Foto: Getty Images/Jeff Gross)
Pentatlo moderno: No esporte que exige habilidades múltiplas – reunindo provas de esgrima, natação, hipismo, corrida e tiro –, a torcida brasileira tem uma atleta de casa em quem concentrar suas fichas: a pernambucana Yane Marques. Após títulos expressivos (incluindo o ouro no Pan 2007), ela conquistou o bronze em Londres 2012 e se tornou a única medalhista Olímpica do esporte em todo o hemisfério Sul. Altas chances de bandeira brasileira no pódio. Onde: Arena da Juventude, Centro Aquático de Deodoro e Estádio de Deodoro (Parque Olímpico de Deodoro). Quando: 18 a 20 de agosto de 2016.

No Complexo de Deodoro, a brasileira Yane Marques disputa uma etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno 2013 (Foto: Getty Images/Buda Mendes)
Golfe: Rio 2016 marca o retorno do esporte aos Jogos Olímpicos após mais de um século, o que dá à competição uma importância especial. Além disso, a instalação do Centro Olímpico de Golfe permitirá ao público assistir a apenas poucos metros de distância às tacadas dos maiores nomes do esporte, como o irlandês Rory McIlroy, atual nº 1 do ranking mundial. Os espectadores poderão acompanhar a pé o circuito conforme os buracos avançam. Onde: Campo Olímpico de Golfe (Região Barra). Quando: 11 a 14 e 17 a 20 de agosto de 2016.

O irlandês Rory McIlroy executa uma tacada no quarto buraco da rodada final do Torneio Masters 2015, na Georgia (Foto: Getty Images/David Cannon)
AUGUSTA, GA - APRIL 12: Rory McIlroy of Northern Ireland hits his tee shot on the fourth hole during the final round of the 2015 Masters Tournament at Augusta National Golf Club on April 12, 2015 in Augusta, Georgia. (Photo by David Cannon/Getty Images)