Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

#CulturaRio2016 tem sucesso de público com arte e gastronomia de rua

Por Rio 2016

Fim de semana com atrações ao ar livre no Museu de Arte Moderna do Rio antecipa atmosfera dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

#CulturaRio2016 tem sucesso de público com arte e gastronomia de rua

Visitantes lotam barracas do Festival Celebra de Gastronomia (Rio 2016/Felipe Varanda)

O festival Celebra de Gastronomia de Rua, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, confirmou o sucesso do evento que lançou a agenda cultural do Rio 2016 no último fim de semana. Além das famílias, que também compareceram no primeiro dia, o festival contou com a visita de membros do Comitê Olímpico Internacional. que aprovaram a programação. “Façam o V da vitória”, solicitou Nawal El Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação do COI, ao tirar uma selfie com músicos da Orquestra.

Além de centralizar o melhor da gastronomia das ruas do Rio, o festival também levou intervenções culturais nos dois dias. Crianças brincavam com apresentações lúdicas que usavam materiais tão simples quanto bolhas de sabão. Dizer que o clima estava bom não vale só para o sentido figurado. Com uma disposição de barracas e mesas que deixava o ar circular a vontade e trouxe bastante conforto, os cariocas puderam aproveitar um lindo dia de sol com o frescor da sombra do MAM e os ventos da baía. Toda concepção cênica foi feita pelo cenógrafo Gringo Cardia, que convidou o artista José Jaime Costa, o Geleia da Rocinha, para dar uma cara para cada uma das iguarias.

Para Geleia, a diversidade é uma das principais marcas da cultura brasileira (Foto: Rio 2016/Felipe Varanda)


Minha ideia foi trazer o Geleia da Rocinha porque ele tem uma arte pop e é um artista que vem da comunidade, da arte popular. Achei que era o que precisava de um evento de comida de rua, de um monte de diversidade que a gente tem de culturas gastronômicas diferentes e o chamei para fazer uma tradução de cada uma dessas vertentes e fiz toda essa concepção técnica pra ser um lugar com a alegria das ruas”, explica Cardia.

Para Geleia da Rocinha, estar no evento cultural do Rio 2016 representa uma vitória – “estou lisonjeado. É difícil até de dimensionar”, revelou – assim como ver as intervenções feitas por jovens de diferentes projetos cariocas. A “geleia cultural” do Brasil qual ele próprio faz parte é o que o artista vê como maior força para a agenda cultural dos Jogos.

“A diversidade cultural do Brasil é muito grande. Cada um com uma linguagem, uma cultura, um português próprio. Cada um fala do seu jeito e todo mundo se entende. Brasileiro também tem aquela coisa que não desiste nunca”, descreve.

 

 

O 1º dia do Celebra Gastronomia de Rua foi incrível! Confira os melhores momentos e aproveite que hoje vai até 20h lá no MAM - Museu de Arte Moderna!

Publicado por Rio 2016 em Domingo, 10 de abril de 2016

 

Toda a concepção não passou despercebida pelos espectadores. O consultor de marketing Fred Mourão elogiou o conforto mesmo com o calor carioca e muitas pessoas presentes. “Apesar de estar cheio, tudo está fresco e batendo um ventinho legal. Aqui na sombra está ótimo, com uma localização excelente. E o angu está virando um sucesso!”, elogiou.

“Achei tudo bastante organizado e limpo. Deu para comer, provar de diferentes barraquinhas. Os preços de forma geral eram mais acessíveis que os de evento de gastronomia... Fiquei até tarde e ainda tinha bastante coisa rolando. Vi o show de jazz que também estava uma delícia”, opinou a blogueira Ana Luiza Britto, do blog Pote de Doçuras, que costuma ir a eventos gastronômicos. O fotógrafo Moisés Cardoso também elogiou a variedade. “Muita coisa gostosa para todos os lados.... O que eram aqueles hot philadelphia? E os brigadeiros ?”

“A gastronomia faz parte dos segmentos que o Celebra trabalha. Trouxemos para cá essa comida de rua e seus representantes. E é um sabor não só carioca, mas brasileiro”, disse Carla Camurati, diretora do Celebra, programa de cultura dos Jogos Rio 2016. 

 

O domingo ganhou um sabor especial com o 2º dia do Celebra Gastronomia de Rua no MAM - Museu de Arte Moderna!

Publicado por Rio 2016 em Segunda, 11 de abril de 2016