#CulturaRio2016: festival de gastronomia de rua no MAM abre programa Celebra dos Jogos
No fim de semana tem os melhores petiscos da cidade e performances artísticas com entrada franca no Aterro do Flamengo
No fim de semana tem os melhores petiscos da cidade e performances artísticas com entrada franca no Aterro do Flamengo
Festival reúne 20 ambulantes que são referência na gastronomia de rua carioca no MAM (Rio 2016/Alex Ferro)
Caipirinha, churrasquinho, tacacá, bolinho de bacalhau, acarajé, caldo de mocotó, pastel, tapioca, milho, angu, empadinha, pão de queijo e esfirra. Para a sobremesa, cocada e brigadeiro. Esses e outros petiscos integram o cardápio do festival Celebra Gastronomia de Rua, que ocupa os pilotis do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, neste sábado (9) e no domingo (10).
O evento, primeiro do ano na agenda cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, reúne 20 ambulantes que são referência na gastronomia de rua carioca. Entre uma e outra boquinha, não vai faltar poesia, teatro, dança e música. A dupla Sussurradores vai intervir com versos e minicontos com temática alimentar, os grupos teatrais Etc e Tal e Barracão da Poti fazem performances, e duas atrações musicais providenciam a trilha sonora: o grupo Noites do Norte, especialista em lambadas, carimbós, bregas, cumbias e outros ritmos; e o quarteto El Miraculoso Samba Jazz, que se apoia na mistura com gêneros brasileiros.
Carla Camurati, diretora do Celebra, programa de cultura do Comitê Rio 2016
A curadoria da gastronomia é assinada pelo cineasta Sérgio Bloch, criador do “Guia Carioca da Gastronomia de Rua", que tem dois volumes impressos e um site. O cenário assinado por Gringo Cardia apresenta barracas temáticas, com desenhos do grafiteiro Geleia, da Rocinha, e textos da jornalista Inês Garçoni. “Trazer o tradicional hábito do carioca de comer na rua para o MAM, que é uma referência da cultura nacional, fala muito do Rio que queremos. Acho que o público vai gostar da combinação”, aposta Bloch.
Celebra Gastronomia de Rua
Festival de gastronomia e programação cultural
Com a presença dos mascotes dos Jogos Rio 2016
Espaço para fazer fotos com a tocha Olímpica Rio 2016
Dias 9 e 10 de abril
Sábado – de 13h às 21h
Domingo – das 11h às 20h
Pilotis do MAM
Av.Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo
Entrada Franca
Estacionamento no local
#CulturaRio2016
+ Neste fim semana, tem ingresso família para visitar o Museu de Arte Moderna (MAM): R$ 14 (vale para até cinco pessoas)