Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Cubano Mijaín Lopez é tricampeão Olímpico na luta greco-romana

Por Rio 2016

Um dos principais nomes do esporte, cubano venceu a disputa na categoria até 130kg

Cubano Mijaín Lopez é tricampeão Olímpico na luta greco-romana

O experiente Mijaín Lopez é o terceiro tricampeão Olímpico da história da luta greco-romana (Foto: Getty Images/Ryan Pierse)

Um dos principais nomes da luta greco-romana mundial, o cubano Mijaín Lopez era o principal favorito à conquista do ouro da categoria até 130kg dos Jogos Rio 2016. E o caribenho não decepcionou. Sem sustos, Lopez subiu ao topo do pódio na Arena Carioca 2, assim como o russo Davit Chakvetadze, campeão na categoria até 85kg.

Ouro em Pequim 2008 e Londres 2012, Lopez é pentacampeão mundial e tetracampeão pan-americano. O veterano de 33 anos é o terceiro tricampeão Olímpico da história da luta greco-romana, juntando-se ao sueco Carl Westergren e ao lendário russo Alexander Karelin.

"Eu prometi que ia fazer isso e consegui. Alcancei meu objetivo porque fiz uma boa preparação. Os brasileiros me apoiaram desde o início", destacou o cubano.

Lopez conquistou seu terceiro ouro consecutivo nos Jogos ao derrotar o turco Riza Kayaalp, atual campeão mundial da categoria, por pontos (6 a 0). Os dois bronzes da categoria foram para Sergey Semenov, da Federação da Rússia, e Sabah Shariati, do Azerbaijão.

Na categoria até 85kg, a vitória foi do russo Davit Chakvetadze, campeão dos Jogos Europeus 2015, que levou a melhor sobre o ucraniano Zhan Beleniuk por pontos (9 a 2).

“Sou o homem mais feliz do mundo. O primeiro período foi difícil para mim, mas no segundo consegui me concentrar melhor e vencer”, comemorou o russo.

Os bronzes da categoria ficaram com Denis Kudla, da Alemanha, e Javid Hamzatau, de Belarus.

Nesta terça (16), acontecem as disputas de mais duas categorias da luta greco-romana, que é disputada somente pelos homens: até 66kg e até 98kg.

Confira o calendário da luta Olímpica