Croácia e Grécia são os novos classificados para o torneio de polo aquático do Rio 2016
Países ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente, no Mundial disputado em Kazan, na Rússia
Países ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente, no Mundial disputado em Kazan, na Rússia
Andrija Prlainovic, atleta da Sérvia, prepara lançamento em partida contra a Croácia pelo ouro no Mundial de Esportes Aquáticos, na Rússia (Getty Images)
A final masculina do polo aquático do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, realizada neste sábado (08), na cidade russa de Kazan, tinha tudo para ser um confronto acirrado entre duas potências do esporte, mas se revelou um “passeio” da Sérvia, que venceu a Croácia com uma goleada de 11 a 4. O torneio classificaria os dois primeiros países para os Jogos Rio 2016, porém – como Sérvia já havia garantido a vaga Olímpica ao conquistar a Liga Mundial 2015 – quem carimbou o passaporte para o Rio foram a Croácia e a Grécia, conforme divulgado no site da Federação Internacional.
A Grécia ficou com a medalha de bronze da competição ao derrotar a Itália numa partida (esta, sim) emocionante: 4 a 2, nos pênaltis, após um empate de 7 a 7 no tempo regulamentar. O Brasil terminou na décima colocação, mas já tem sua classificação garantida para os Jogos Rio 2016, tanto no masculino, como no feminino, como país-sede da competição.
(Acompanhe aqui a classificação para todos os esportes dos Jogos Olímpicos Rio 2016)
Entre as mulheres em Kazan, as campeãs foram as americanas, que derrotaram as holandesas por 5 a 4. A Itália ficou em terceiro lugar, e o Brasil (assim como no torneio masculino), em décimo. O evento feminino, porém, não era classificatório para os Jogos Rio 2016.
As próximas vagas Olímpicos serão concedidas aos vencedores (ainda não classificados) dos torneios continentais, que serão disputados entre janeiro e fevereiro de 2016.