Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Corrida de rua: os melhores lugares para queimar algumas calorias na cidade dos Jogos Olímpicos

Por Rio 2016

A boa forma é regra no Rio de Janeiro. Pensando nisso, confira alguns trajetos imperdíveis para colocar o corpo em movimento

Corrida de rua: os melhores lugares para queimar algumas calorias na cidade dos Jogos Olímpicos

Cidade Maravilhosa é repleta de pistas para correr com uma vista incrível ao redor (Foto: Rio 2016/Ricardo Azoury)

Os cariocas levam a boa forma muito a sério. Um passeio pelas praias do Rio de Janeiro deixa isso evidente, embora a regra, claro tenha suas exceções. Além das estações de musculação ao ar livre e dos inúmeros campos de futevôlei e vôlei de praia espalhados pelas areias da cidade Olímpica, a natureza exuberante é outro aliado na hora de fazer exercícios. Pensando nisso, o Rio2016.com selecionou algumas das melhores trilhas para quem quer calçar os tênis e dar uma corridinha.

Lagoa Rodrigo de Freitas

É o sonho de qualquer corredor. Há marcações ao longo dos 7,5km da pista de corridas, para manter o atleta bem informado sobre sua posição e a distância percorrida. Se a vista do Cristo Redentor lá no alto não for incentivo suficiente, é sempre possível observar os outros corredores e travar duelos imaginários.

A pista de concreto não é lá muito generosa com os joelhos. Se você tem algum problema com isso, pode considerar uma mudança de planos.

Bom para: calcular a distância percorrida; corridas leves; pessoas competitivas
Ruim para: joelhos

(Foto: Riotur/Alexandre Macieira)

Vista chinesa

Um pagode chinês aguarda os corredores que desafiam os árduos 5km de uma trilha recheada de inclinações. Com início no Jardim Botânico, esta não é a pista de corrida mais acessível do Rio de Janeiro. Porém, a vista lá do alto é uma enorme motivação.  

As ladeiras tornam o traçado perfeito para corredores resistentes. E, se você é do tipo valente, pode até esticar a corrida até a Mesa do Imperador, alguns quilômetros adiante.

Bom para: trabalhar as pernas; vista incrível
Ruim para: corridas leves

(Foto: Wikipedia)

Copacabana e Ipanema

Apesar das faixas especiais para corredores e ciclistas, Copacabana e Ipanema exigem um pouco de atenção do corredor, para evitar acidentes com pedestres e animais de estimação. A ideia aqui é correr com uma plateia ao redor e tentar resistir à tentação de trocar o exercício no calçadão por algumas horas de sedentarismo na areia.

Bom para: moticação; a vista; sentir-se carioca
Ruim para: evitar ciclistas e pedestres

(Foto: Riotur/Alexandre Macieira)

Uma das dezenas de praias do Rio​

A areia é geralmente evitada por corredores, já que o esforço nunca parece ser suficiente para cobrir uma boa distância. Mas ela é perfeita para quem busca corrida de baixo impacto para os joelhos e com a chance de pequenos piques.

O melhor de correr na praia, ao contrário do calçadão, é o fácil acesso à água. Quando você estiver cansado do desafio de correr sobre a areia fofa, pode facilmente desviar alguns metros e aproveitar a área úmida e firme. Ou, quem sabe, desviar ainda mais e se jogar no Oceano Atlântico para relaxar.

Bom para: piques; saltar no mar depois da corrida
Ruim para: a auto-estima

(Foto: Getty Images/Julian Finney)

Aterro do Flamengo e praia de Botafogo

O Aterro do Flamengo é uma das áreas mais populares da cidade para atividades ao ar livre: ciclismo, futebol, basquetebol, skate... É possível correr na pista ao redor do Aterro, no calçadão da praia ou na grama. Também não faltam por ali boas opções para comer, o que pode tirar o foco de alguns. Quem desce mais um pouco chega a Botafogo, onde, ao longo da rota, o corredor pode avistar o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Bom para: vistas inspiradoras
Ruim para: resistir ao cheiro de boa comida

(Foto: Riotur/Pedro Kirilos)

Parque Madureira

Além de receber um dos live sits dos Jogos Olímpicos, o Parque Madureira, tem áreas perfeitas para o corredor, com fontes de água, pista de skate e outros atrativos que mantêm a mente ocupada. Fica próximo ao Estádio Olímpico (Engenhão).

Bom para: corrida leve
Ruim para: longas trilhas

(Foto: Riotur/Alexandre Macieira)