Os Jogos Olímpicos estão cada vez mais na mira dos atletas do
tiro esportivo. A sexta etapa de Copa do Mundo de 2015, disputada em Munique, chegou ao fim nesta segunda-feira (01) e decidiu o destino de mais 24 vagas do esporte,
conforme confirmado pela Federação Internacional. Catorze países confirmaram vagas nesta etapa: Alemanha (2 vagas), Áustria (2), China (2), Coreia do Sul (2), Croácia (2), Estados Unidos (2), França (2), Índia (2), Rússia (2), Sérvia (2), Itália, Japão, Tailândia e Ucrânia.
As vagas obtidas serão destinadas aos respectivos Comitês Olímpicos Nacionais, que decidirão junto com as confederações nacionais de tiro esportivo se vão utilizar a cota e quais atletas serão enviados para os Jogos. No esporte, cada país poderá ter até dois representantes por prova, e cada atleta só pode conquistar uma única vaga para seu país nos Jogos Rio 2016.
Sexta etapa da Copa do Mundo de 2015 do esporte (e a terceira com provas de Carabina de Ar e Pistola), o torneio teve início na última quarta-feira (27) e contou com a participação de 901 atletas de 87 países, que competiram em dez provas Olímpicas: quatro femininas (carabina de ar 10m, carabina três posições 50m, pistola de ar 10m e pistola 25m) e seis masculinas (carabina de ar 10m, carabina deitado 50m, carabina três posições 50m, pistola de tiro rápido 25m e pistola 50m).
Na pistola 25m, classificaram-se a Tailândia, país que assegurou sua segunda vaga Olímpica no esporte, e a Rússia, com Yuliya Alipova. Com quatro participações Olímpicas (Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008), a atiradora veterana conquistou a medalha de bronze na prova - e mostrou que quer enriquecer ainda mais o currículo:
"Estou muito feliz pela medalha e pela vaga que conquistei para o meu país. Meu marido também é atirador e, se conseguirmos passar pela seletiva nacional, vamos competir nos Jogos Olímpicos juntos pela quarta vez!", afirmou Alipova.
Entre os homens, destaque para o alemão Andre Link, de apenas 20 anos, que conquistou o primeiro lugar na carabina três posições 50m e garantiu uma vaga Olímpica para a Alemanha na prova.
"É apenas minha segunda participação na Copa do Mundo, e a minha primeira final. Conquistar o ouro no meu país significa muito para mim. Senti um pouco a pressão, todo mundo estava me assistindo... mas agora estou orgulhoso. Já tinha participado de muitas finais juniores, mas não esperava vencer aqui. Provavelmente nunca havia conseguido um resultado tão bom", comemorou o alemão.

Com apenas 20 anos, Andre Link conquistou o ouro e a vaga para a Alemanha na carabina três posições 50m (Foto: ISSF)
O próximo torneio classificatório do esporte será a primeira edição dos Jogos Europeus (equivalente aos Jogos Pan-Americanos do velho continente), que será realizada em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 12 a 28 de junho deste ano. Além desta, outras sete competições classificatórias de tiro esportivo serão realizadas ainda em 2015 e definirão o destino de 168 vagas. Das 45 vagas restantes, 12 serão disputadas em 2016, nove são destinadas ao Brasil, país-sede dos Jogos, e 24 serão distribuídas por meio de convites.
Confira abaixo as vagas obtidas em cada prova:
Carabina de ar 10m masculino: Ucrânia, Índia e Sérvia
Carabina deitado 50m masculino: França e Áustria
Carabina três posições 50m masculino: Alemanha e França
Pistola de ar 10m masculino: China, Índia e Coreia do Sul
Pistola de tiro rápido 25m masculino: Estados Unidos e Rússia
Pistola 50m masculino: Japão e Itália
Carabina de ar 10m feminino: Croácia, Áustria e Alemanha
Carabina três posições 50m feminino: Coreia do Sul e Ucrânia
Pistola de ar 10m feminino: Sérvia, China e Estados Unidos
Pistola 25m feminino: Tailândia e Rússia
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.