Mais 24 vagas do
tiro esportivo para os
Jogos Olímpicos Rio 2016 foram definidas na etapa de Changwon, na Coreia do Sul, da Copa do Mundo de Pistola e Carabina de ar, realizada entre os dias 8 e 15 de abril. As vagas disputadas no torneio foram asseguradas por: China e Coreia do Sul, com cinco vagas; Alemanha, Rússia e Sérvia, com duas vagas cada; e, com uma vaga cada, Noruega, Estados Unidos, Hungria e França - além das novidades Mianmar, Índia, Suécia e Mongólia, que ainda não haviam se classificado para os Jogos Rio 2016 nesse esporte.
As vagas obtidasm,
confirmadas pela Federação Internacional, serão destinadas aos respectivos Comitês Olímpicos Nacionais, que decidirão junto com as confederações nacionais de tiro esportivo se vão utilizar a cota e que atletas serão enviados para os Jogos. Cada país poderá ter até dois representantes por prova nos Jogos Rio 2016.
As competições masculinas desta etapa da Copa do Mundo contaram com seis provas: carabina três posições 50m, carabina deitado 50m, carabina de ar 10m, pistola de ar 10m, pistola 50m e pistola de tiro rápido 25m. Nesta última prova, o francês Jean Quiquampoix, de 19 anos, conquistou o ouro e a vaga Olímpica em sua estreia em Copas do Mundo sênior.
"Faz um ano que estou competindo como sênior e, ainda que tenha sido minha primeira final de Copa do Mundo, me sentia preparado para o desafio e consegui vencer", afirmou o francês.

Estreia de ouro: Jean Quiquampoix conquistou o título e a vaga Olímpica em sua primeira Copa do Mundo sênior (Foto:
Nicolo Zangirolami/ISSF)
Entre as mulheres, um dos destaques da competição foi Liubov Yaskevich. A russa de 29 anos foi campeã da pistola de ar 10m e garantiu uma vaga Olímpica para o seu país.
"Ainda não sei se estarei no Rio 2016. Hoje conquistei a vaga para o meu país, e ainda teremos as seletivas nacionais para a formação da seleção Olímpica. Espero muito conseguir chegar lá", disse.
Outras 11 competições classificatórias de tiro esportivo serão realizadas neste ano, colocando em disputa 226 vagas Olímpicas. Das vagas restantes, 12 serão definidas em 2016, nove são destinadas ao Brasil, país-sede dos Jogos, e 24 serão distribuídas por meio de convites.
Confira abaixo as vagas obtidas em cada prova:
Carabina de ar 10m masculino: Hungria, Coreia do Sul e Alemanha
Carabina deitado 50m masculino: Estados Unidos e Coreia do Sul
Carabina três posições 50m masculino: China e Noruega
Pistola de ar 10m masculino: Mianmar, Sérvia e Rússia
Pistola de tiro rápido 25m masculino: França e Coreia do Sul
Pistola 50m masculino: China e Coreia do Sul
Carabina de ar 10m feminino: Sérvia, Índia e Suécia
Carabina três posições 50m feminino: Alemanha e China
Pistola de ar 10m feminino: Rússia, China e Coreia do Sul
Pistola 25m feminino: Mongólia e China
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.