Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Copa do Mundo de Pentatlo Moderno classifica os campeões para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Etapa final do torneio acontece na Bielorrússia, com os vencedores entre os homens e as mulheres garantindo a vaga Olímpica

Copa do Mundo de Pentatlo Moderno classifica os campeões para os Jogos Rio 2016

Laura Asadauskaite, da Lituânia, disputa a etapa de tiro do pentatlo moderno nos Jogos Londres 2012 (Alexander Hassenstein/Getty Images)

A jornada rumo ao Rio 2016 terá um final feliz para dois atletas do pentatlo moderno neste domingo, 14. O homem e a mulher que vencerem a etapa final da Copa do Mundo do esporte - sediada em Minsk (Bielorrússia), a partir desta sexta-feira, 12 - garantem nominalmente sua vaga nos próximos Jogos Olímpicos. No último fim de semana, o Campeonato da Ásia/Oceania indicou os primeiros 12 atletas classificados para o Rio 2016 (acompanhe aqui a classificação em todos os esportes).
 
Ao todo, 72 atletas de 52 países irão participar da final em Minsk, que terá três competições: individual masculino, individual feminino e revezamento misto - esta última, ausente do programa Olímpico no Rio 2016.
 
No torneio individual feminino, a pressão estará concentrada sobre Laura Asadauskaite, da Lituânia, atual nº 1 do ranking e vencedora de duas das quatro etapas anteriores da Copa do Mundo 2015. Mas ela terá desafiantes de peso, como Oktawia Nowacka (Polônia) e Margaux Isaksen (EUA), respectivamente números 5 e 6 do ranking mundial. 
 
No torneio masculino, a atenção do público se volta para a disputa entre Valentin Belaud (França), Ilia Frolov (Rússia), Pavlo Tymoshchenko (Ucrânia) e James Cooke (Grã-Bretanha), detentores das maiores pontuações durante a qualificatória para a final da Copa. 
 
Mais classificações à vista
 
O pentatlo moderno passa por um mês agitado em junho. Após o Campeonato da Ásia/Oceania e a final da Copa do Mundo, a partir do dia 28 terá início o Campeonato Mundial, em Berlim (Alemanha), com seis vagas em jogo (três por gênero), distribuídas aos atletas mais bem posicionados que ainda não estejam classificados para o Rio 2016. 
 
Como funciona
 
Com inspiração militar, o pentatlo foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em 708 A.C.  O “moderno” do nome se refere às inovações trazidas pelo Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos da Era Moderna.
 
A disputa começa com uma rodada classificatória de esgrima. Em seguida, os atletas competem nas cinco disciplinas em um único dia, acumulando pontos em cada uma delas. O primeiro evento é a prova de 200m livre de natação. Logo após, os competidores retornam à esgrima, onde a vitória garante mais um ponto. Então é a vez do hipismo, em um percurso de 300m a 400m com 12 obstáculos. A combinação dos resultados destes três eventos determina a classificação para a prova combinada de corrida e tiro, que consiste em quatro rodadas com passagens pelo estande de tiro alternadas com uma corrida de 800m. Leva o ouro o atleta que concluir o percurso primeiro.