Conheça os ícones de dez esportes do Rio 2016
Assim como o atletismo conta com Usain Bolt, outras modalidades também têm astros que se preparam para disputar os Jogos
Assim como o atletismo conta com Usain Bolt, outras modalidades também têm astros que se preparam para disputar os Jogos
O cubano Mijain López celebra o ouro na luta greco-romana em Pequim 2008: ele repetiria a conquista em Londres 2012 (Getty Images/Ezra Shaw)
Você pode não acompanhar em detalhes os campeonatos mundiais do atletismo, em todas suas provas e disciplinas, mas muito provavelmente já ouviu falar no "homem mais rápido do mundo". Assim também ocorre a todos os esportes dos Jogos Rio 2016, com seus campeões arregimentando em torno de si não apenas torcedores de um determinado país - mas entusiastas de qualquer jogo bem jogado. Conheça dez outros astros que se preparam para levantar as arquibancadas no Rio.
Badminton - Lin Dan (China): Bicampeão Olímpico e pentacampeão mundial de simples, é o único atleta a completar o Super Grand Slam, vencendo os nove maiores torneios do badminton. Considerado por muitos o melhor jogador de simples na história do esporte nos Jogos Olímpicos, ele deve se aposentar após o Rio 2016, onde espera obter um inédito terceiro ouro seguido.

Ciclismo BMX - Maris Strombergs (Letônia): Domina a competição nos Jogos Olímpicos, tendo vencido a prova nas duas edições em que ela foi realizada (Pequim 2008 e Londres 2012), tornando-se o único letão a possuir dois ouros Olímpicos - e merecendo, em seu país, o apelido de "A Máquina". No circuito mundial, já foi também duas vezes campeão (em 2008 e 2010) e ficou com a medalha de prata em 2011.

Ginástica de trampolim - Rosie MacLennan (Canadá): Foi campeã Olímpica em Londres 2012, garantindo ao Canadá seu único ouro naqueles Jogos e o primeiro do país na ginástica de trampolim. Em Campeonatos Mundiais, conquistou o ouro em 2013 e a prata em 2014, somando um total de 12 medalhas, incluindo disputas individuais, sincronizadas e por equipe.

Hipismo adestramento - Charlotte Dujardin (Grã-Bretanha): É a primeira e única amazona a ser “campeã de tudo” no adestramento: detém os títulos Olímpico, mundial, europeu e do Grand Prix Special. Em Londres 2012, conquistou os ouros nas competições individual e por equipe. Pertecem a ela também os três recordes mundiais da disciplina: no Grand Prix, Grand Prix Special e Grand Prix Freestyle.

Tiro esportivo - Rajmond Debevec (Eslovênia): Foi campeão Olímpico em Sydney 2000 e medalha de bronze em Pequim 2008 e Londres 2012. Detentor do recorde mundial da carabina três posições por 20 anos, pode disputar no Rio sua nona edição dos Jogos Olímpicos (foram seis defendendo a Eslovênia e duas a Iugoslávia). Acumula também cinco medalhas em Mundiais.

Tênis de mesa - Zhang Jike (China): Com suas duas vitórias em Londres 2012, no torneio individual e por equipe, ele se tornou o único mesatenista a acumular, simultaneamente, o ouro Olímpico e os títulos do Campeonato Mundial e da Copa do Mundo, conquistados no ano anterior. O atleta possui uma relação especial com o Brasil: o nome "Jike" é uma homenagem de seu pai a Zico.

Canoagem slalom - Daniele Molmenti (Itália): Ganhador de seis medalhas em Mundiais (dois ouros, duas pratas e dois bronzes), foi campeão Olímpico em Londres 2012. É tricampeão europeu.

Levantamento de peso - Zhou Lulu (China): Campeã mundial em 2011, levou o ouro Olímpico em Londres 2012 na categoria acima de 75kg ao levantar 333kg e bater o recorde mundial. A atleta já anunciou que irá se aposentar após o Rio 2016, onde pretende bater o próprio recorde.

Golfe - Rory McIlroy (Irlanda): É o número 1 do mundo e mais jovem golfista a figurar entre os 50 do ranking, quando tinha apenas 18 anos. Já venceu os quatro maiores torneios mundiais. É a principal estrela do esporte atualmente e, caso assegure sua vaga no Rio 2016, jogará a poucos metros do público no Centro Olímpico de Golfe.

Luta greco-romana - Mijaín López (Cuba): Atual bicampeão Olímpico da categoria até 120 kg, alcançou o pentacampeonato mundial em 2014, quando foi eleito o atleta do ano no seu país.
